Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Professor de Antropologia da UFPR lança “O dilema multicultural” em árabe

Superintendência de Comunicação Social     21 de fevereiro de 2018 - 16h19

O professor-doutor Lorenzo Macagno, do Departamento de Antropologia da UFPR, acaba de obter uma importante conquista: lançou o livro “O dilema multicultural” em árabe. A obra foi exposta em Casablanca (Marrocos), no pavilhão Ibero-americano e no estande da editora da Universidade Mohamed V, durante o Salão Internacional da Edição e do Livro (SIEL).

Trata-se da tradução da mesma edição publicada em Português, em 2014, pela Editora UFPR, em coedição com GRAPHIA Editorial (Rio de Janeiro). A tradução foi possível graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar coordenada por Fatiha Benlabbah, diretora do Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos (IEHL) da Universidade Mohamed V, Rabat – organização que exerce importante papel na promoção e na divulgação em árabe de obras de ciências sociais produzidas em países latino-americanos.

Distribuição em vários países

A obra será distribuída em vários países de língua árabe. A Embaixada Brasileira em Marrocos também receberá um exemplar. “É a primeira vez que um livro pulicado no Brasil desta importância é traduzido e publicado no Norte da África”, explica Fatiha.

A obra é significativa porque o multiculturalismo gerou longas discussões no campo das ciências sociais e humanas, ao longo dos últimos trinta anos. “O fato de um livro publicado no Brasil ter sido traduzido ao árabe – língua falada por mais de 400 milhões de pessoas – indica que, no campo científico, as relações “Sul-Sul” também podem render seus frutos”, avalia Macagno. Para o professor, o IEHL e a Universidade Mohamed V de Marrocos fazem jus a uma vocação cosmopolita e de ampliação dos horizontes na produção do conhecimento.

A versão em português do livro também foi resenhada por várias revistas científicas do Brasil e do Exterior (Revista Brasileira de Ciências Sociais/ANPOCS; Revista de Ciências Sociais/UFC; Análise Social/Lisboa; Campos/UFRJ; Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology) recebeu, também, uma resenha da revista do IEHL: Al-Irfan. Revista de Ciências Humanas e Sociais.

Origem

A possibilidade da tradução da obra em árabe começou a ser materializada assim que os pesquisadores do IEHL tiveram acesso a O dilema multicultural. A iniciativa nasceu como parte de uma política de aproximação de Marrocos aos países de Línguas Portuguesa e ao Brasil, em particular. Neste caso específico, a iniciativa é resultado de um diálogo acadêmico entre o autor do livro e Fatiha Benlabbah, iniciado em 2010.

Na ocasião, Lorenzo Macagno foi convidado a participar do Colóquio Internacional “Repensar as Fronteiras”, organizado pelo IEHL em Rabat. O convite foi retribuído e, em 2014, a diretora do IEHL ministrou uma conferência no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR. Ainda não há convênios assinados entre ambas as instituições. “Mas a iniciativa do IEHL de traduzir um livro editado pela UFPR pode ser considerada como um antecedente significativo para que a relação se intensifique sob bases institucionalizadas através de convênios e programas de mobilidade docente e discente, bem como projetos de pesquisa”, avalia o autor.

Lorenzo Macagno

Lorenzo Macagno é professor associado do Departamento de Antropologia, da Universidade Federal do Paraná. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Columbia University (New York). Foi pesquisador visitante no centro de pesquisas Les Afriques dans le Monde (LAM-CNRS)/SciencePo Bordeaux e no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). É membro da diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2017-2018). Atualmente, escreve sobre história social e política da antropologia em contextos de colonização portuguesa e sobre uma diáspora luso-asiática presente, também, no Brasil. Etnicidade e política, colonialismo português na África, multiculturalismo e imaginações nacionais são alguns dos seus temas de interesse. É, também, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2).  


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR