Ensino e Educação

Professor da UFPR ministra curso de Minhocultura na Espanha

Simone Meirelles     5 de dezembro de 2018 - 14h54

Prof. Jair Dionísio durante o curso (foto arquivo pessoal)

O professor Jair Alves Dionísio, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, responsável pela disciplina de Minhocultura, participou como convidado do ”I Curso de Minhocultura” ofertado pela Universidade de Sevilha -Espanha, no período de 19 a 28 de novembro deste ano. O curso teve como público profissionais de Ciências Agrárias, como engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, além de estudantes de Agronomia e Medicina Veterinária, como também produtores rurais.
Os objetivos do curso foram qualificar profissionais para atuar como  planejadores e gerenciadores, de forma sustentável, em instalações de Minhocultura de pequena, média e grande escala. Conforme explica o professor Jair Dionísio, isso implica em desenvolver instalações e dietas alimentícias adequadas a cada situação com base em diferentes substratos orgânicos disponíveis na região de interesse; gerenciar tecnicamente instalações básicas de minhocultura; produzir minhocas e seus subprodutos: vermicomposto, farinha de minhoca e chá de vermicomposto; e comercialização dos produtos da minhocultura com base na legislação vigente na Espanha.
O professor da UFPR apresentou 25 horas de aula, distribuídas nos seguintes temas teóricos: a) Sistemas de criação de minhocas; b) Instalações domésticas e comerciais de minhocas; c) Pragas e predadores e métodos de controle; e d) Produtos da minhocultura e comercialização. Em relação aos aspectos práticos realizou oficinas nos laboratórios para a produção de farinha de minhoca, que é uma alternativa para a alimentação de animais domésticos. Também realizou capacitação para a produção de chá de húmus de minhoca com finalidade de utilização na agricultura, como fonte de nutrientes e controle de pragas e doenças.
Para abril de 2019, o professor Jair Dionísio, juntamente com o Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) da UFPR, irá realizar o I Curso de Minhocultura com a finalidade de produção de húmus de minhoca, farinha de minhoca e chá de húmus de minhoca (https://ufpr.pecca.com.br/cursos-de-extensao/minhocultura/), que será destinado a estudantes e profissionais de Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia e Veterinária), Biologia, Ciências Ambientais, produtores, agricultores e demais interessados