Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR ganha Prêmio Nacional de Ecologia Química

Celsina Favorito     17 de outubro de 2013 - 15h33

O professor Paulo Henrique Gorgatti Zarbin, ao lado do Dr. J. Aldrich (dir.) e do Dr. Marcos Moreira - Foto: DIvulgação

Os estudos visando ampliação de novas tecnologias para expansão de uma agricultura sustentável e controle de pragas sem a utilização de agrotóxicos propiciaram ao professor Paulo Henrique Gorgatti Zarbin a conquista do Prêmio Nacional de Ecologia Química.

A homenagem ao docente do Departamento de Química da UFPR foi feita durante o VIII Encontro Brasileiro de Ecologia Química (Ebeq), realizado no início do mês, em Natal/RN. O Ebeq integra o calendário mundial de ecologistas químicos, profissionais das áreas de Química, Biologia Agronomia, entre outras.

Visibilidade do Brasil no exterior

Para o ganhador do prêmio ─ que já foi presidente da International Society of Chemical Ecology-ISCE (gestão 2011/2012), o mais jovem e o 1° latino-americano a ocupar o cargo ─ é muito gratificante receber a premiação. “Este é um reconhecimento de que o trabalho realizado está sendo bem feito. Além disso, essa premiação aumenta a visibilidade do Brasil no exterior, o que é bastante positivo”, afirma Zarbin.

O prêmio foi entregue a Zarbin pelo ex-presidente da International Society of Chemical Ecology-ISCE, Jeffrey Aldrich, e pelo presidente desta edição do Ebeq, Marcos Moreira. Cerca de 200 pesquisadores participaram dos debates e palestras que integravam a programação, entre eles, “Ecologia química de vetores de doenças, de vetores marinhos e da evolução entre insetos e plantas”.

Esta é a terceira vez que o Prêmio Nacional de Ecologia Química é entregue a pesquisadores com destaque na atuação científica. Os dois prêmios anteriores foram entregues aos professores Evaldo Vilela (UFV) e Walter Leal (U. California-Davis).

Pesquisa e aplicação prática

O produto final das pesquisas, no desenvolvimento e na inovação em Ecologia Química, são disponibilizados para a sociedade por meio da sua aplicação prática, seja no manejo integrado de pragas; no controle biológico; na preservação dos recursos naturais; na resistência de planta a pragas que se alimenta delas e a organismos capazes de causar doenças em insetos. Essas pesquisas também favorecem a ecologia aplicada, a entomologia médica, entre outras, fornecendo subsídios para sanitaristas com atuação direta em saúde pública, indústria agropecuária, química e farmacêutica.

Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR