Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Professor do Depac é finalista do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias poesia e tradução

Superintendência de Comunicação Social     5 de outubro de 2018 - 17h00

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está representada entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2018. O professor do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac), Guilherme Gontijo Flores, foi indicado nas categorias Poesia e Tradução. “Fiquei sabendo por um amigo que me parabenizou pelo WhatsApp. É muito bom, ainda mais quando são dois livros que estão concorrendo. Sempre é muito importante para divulgar os trabalhos nos quais a gente acredita”, afirma Guilherme.

O prêmio concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) valoriza escritores, ilustradores, editores, livreiros e gráficos e destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. De acordo com o finalista, a obra “Naharia”, que concorre na categoria Poesia, apresenta um monólogo entre uma senhora e um jovem. “ Ela vai vivendo a experiência do momento, ao mesmo tempo em que conta uma série de cenas de sua vida. O jovem interfere no poema a partir das imagens que ele vê”, explica o professor.

A tradução do livro Por que Calar Nossos Amores?” foi feita em conjunto, com a participação de Márcio Meirelles Gouvêa Júnior, João Angelo Oliva Net, Raimundo Carvalho, João Paulo Matedi Alves e Leandro Cardoso. “Foi um trabalho que levou praticamente uma década, se for pensar nas primeiras conversas, na produção até ficar pronto. Envolveu muita pesquisa de nós quatro, organizadores, e dos dois produtores que participaram”.

Guilherme já foi contemplado com o Jabuti em outras edições. Em 2014, conquistou o 1º lugar na categoria Tradução, com “Anatomia da Melancolia”, de Robert Burton, e também ganhou o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela tradução da mesma obra. Em 2017, recebeu o prêmio de melhor tradução pelo livro “Fragmentos Completos”, da poeta grega Safo.

Professor Guilherme Gontijo, do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac), finalista do prêmio Jabuti de 2018. Foto: Rafael Dabul

Os finalistas concorrem à estatueta nos eixos Literatura, Ensaios, Livro e Inovação que contemplam as categorias Conto, Crônica, História em Quadrinhos, Infantil e Juvenil, Poesia, Romance, Tradução, Artes, Biografia, Ciências, Economia Criativa, Humanidades, Capa, Ilustração, Impressão, Projeto Gráfico, Formação de Novos Leitores e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

A entrega do 1º Prêmio Jabuti foi feita em 1959. O nome da premiação tem explicação no ambiente cultural e político da época de sua criação e na valorização da cultura popular do país. Personagem de Monteiro Lobato no livro “Reinações de Narizinho”, o jabuti – personagem esperto, obstinado e que vence obstáculos – foi escolhido como símbolo para a premiação pelos dirigentes da CBL. O Jabuti completa 60 anos em 2018 e é considerado um dos mais importantes prêmios literários do Brasil.

Obras de professores da UFPR figuraram entre os vencedores do Jabuti de 2017. A professora Luci Maria Dias Collin conquistou o segundo lugar com o livro “A Palavra Algo” na categoria Poesia. Na categoria Direito, os professores Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart alcançaram o primeiro lugar pelo livro “Comentários ao Código de Processo Civil – Coleção Completa 17 Volumes”. O ex-professor da Universidade, Cristóvão Tezza, obteve o segundo na categoria Romance com a obra “A tradutora”.

Confira a lista dos finalistas. Mais informações sobre a premiação aqui.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR