Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

PROF-FILO realiza Encontro Nacional em Fortaleza

Superintendência de Comunicação Social     5 de setembro de 2018 - 17h02

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROF-FILO) realizou, entre os dias 03 e 05 de setembro, o seu primeiro Encontro Nacional. Sediada em Fortaleza, a programação reuniu 16 instituições integrantes da iniciativa: UFABC, UFAM, UFCG, UFC, UFES, UFMA UFMT, UFMS, UNIMONTES, UNESPAR, UFPR, UFPE, UERN, UFSCAR, UFPI e UFTO.

O PROF-FILO é um programa que oferece mestrado profissional voltado a professores de Filosofia na educação básica. O programa organiza-se na forma de uma rede de instituições de ensino superior, que compartilham e colaboram num único projeto de formação continuada para professores. A UFPR é a sede nacional do programa, que conta atualmente com 290 estudantes, acompanhados e orientados por 160 professores das diversas instituições participantes.

Participaram da abertura do evento o coordenador nacional do PROF-FILO e professor do departamento de Filosofia da UFPR, professor Antonio Edmilson Paschoal; o representante-adjunto da área de Filosofia na CAPES, professor Evanildo Costeski, da UFC; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, professor Antônio Gomes de Souza Filho.

O I Encontro Nacional do PROF-FILO foi dedicado à apresentação e discussão das pesquisas e intervenções desenvolvidas pelos estudantes do programa. Por se tratar de um mestrado profissional e funcionar em diversas instituições simultaneamente, o PROF-FILO tem como principal desafio constituir um padrão comum, especialmente no que diz respeito aos processos sobre o que se espera do produto final do curso – que, no mestrado acadêmico, está consolidada como pesquisa científica apresentada na forma de dissertação.

O evento privilegiou a apresentação e discussão de pesquisas em estado avançado de desenvolvimento, já que constituirão a primeira geração de produtos resultantes da formação continuada proporcionada pelo PROF-FILO.

 

Inscrições Abertas

Professores que desejam ingressar no PROF-FILO têm até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição no processo seletivo.

Podem se candidatar professores da educação básica (fundamental e médio), que sejam graduados e estejam no efetivo exercício da docência na disciplina de Filosofia.

Para mais informações acesse o site do PROF-FILO


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR