Ensino e Educação

PROF-FILO realiza Encontro Nacional em Fortaleza

Superintendência de Comunicação Social     5 de setembro de 2018 - 17h02

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROF-FILO) realizou, entre os dias 03 e 05 de setembro, o seu primeiro Encontro Nacional. Sediada em Fortaleza, a programação reuniu 16 instituições integrantes da iniciativa: UFABC, UFAM, UFCG, UFC, UFES, UFMA UFMT, UFMS, UNIMONTES, UNESPAR, UFPR, UFPE, UERN, UFSCAR, UFPI e UFTO.

O PROF-FILO é um programa que oferece mestrado profissional voltado a professores de Filosofia na educação básica. O programa organiza-se na forma de uma rede de instituições de ensino superior, que compartilham e colaboram num único projeto de formação continuada para professores. A UFPR é a sede nacional do programa, que conta atualmente com 290 estudantes, acompanhados e orientados por 160 professores das diversas instituições participantes.

Participaram da abertura do evento o coordenador nacional do PROF-FILO e professor do departamento de Filosofia da UFPR, professor Antonio Edmilson Paschoal; o representante-adjunto da área de Filosofia na CAPES, professor Evanildo Costeski, da UFC; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, professor Antônio Gomes de Souza Filho.

O I Encontro Nacional do PROF-FILO foi dedicado à apresentação e discussão das pesquisas e intervenções desenvolvidas pelos estudantes do programa. Por se tratar de um mestrado profissional e funcionar em diversas instituições simultaneamente, o PROF-FILO tem como principal desafio constituir um padrão comum, especialmente no que diz respeito aos processos sobre o que se espera do produto final do curso – que, no mestrado acadêmico, está consolidada como pesquisa científica apresentada na forma de dissertação.

O evento privilegiou a apresentação e discussão de pesquisas em estado avançado de desenvolvimento, já que constituirão a primeira geração de produtos resultantes da formação continuada proporcionada pelo PROF-FILO.

Inscrições Abertas

Professores que desejam ingressar no PROF-FILO têm até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição no processo seletivo.

Podem se candidatar professores da educação básica (fundamental e médio), que sejam graduados e estejam no efetivo exercício da docência na disciplina de Filosofia.

Para mais informações acesse o site do PROF-FILO