Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

PROEC promoverá caravana aos setores da UFPR para reunir informações para o Plano Institucional de Cultura

Aline Fernandes França     12 de junho de 2018 - 16h16

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga no próximo dia 21 o calendário de atividades programadas para envolver todos os setores da UFPR na construção do Plano Institucional de Cultura (PIC). A ideia é realizar um dia inteiro de atividades em cada campi e setor da UFPR, para conhecer o cenário cultural de cada um e reunir contribuições para o PIC. O Plano estabelecerá diretrizes de atuação na área cultural para as comunidades acadêmica e externa, para os próximos dez anos.

O PIC parte da premissa de garantir condições para o fortalecimento e comprometimento com a cultura, a educação e os direitos humanos.

As motivações que orientam a realização do PIC integram o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR, desde 2016. Já o levantamento situacional da cultura dentro da universidade, começado em 2017, conduz o diagnóstico sobre a estrutura administrativa da cultura; orçamento; ensino, pesquisa e extensão; patrimônio cultural; gestão participativa. Este, entre outras ações, norteará uma grande amostragem do que é cultura entre nós.

“Em algumas bases de dados e documentos históricos já avançamos, retomando como a cultura foi sendo desenvolvida dentro da Federal. A partir de agora iniciaremos o segundo grande momento que é a ida aos setores”, explica o pró-reitor Leandro Gorsdorf.

No intuito de divulgar, comunicar e sensibilizar a construção das propostas que comporão esse documento será apresentado à comunidade acadêmica, no próximo dia 21, no Departamento de Artes, um vídeo institucional sobre a cultura na UFPR, o pré-site do PIC e o planejamento de atividades da Caravana PIC. Essa ultima é o nome dado ao conjunto de atividades de visitas ao cenário cultural dos setores e dos campi da UFPR com previsão de continuidade no segundo semestre de 2018. “Realizaremos um dia inteiro de atividades em todos os campi e setores, serão 11 no total. Teremos um momento para o levantamento, em que conheceremos as atividades artísticas já existentes e, ao final, realizaremos uma plenária geral com estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos para escutar o que eles pensam para o futuro da cultura”, conta Gorsdorf.

Além do mapeamento nos setores, a proposta do PIC abrange a mobilização sobre o que é cultura e a reflexão de um prognóstico para definição de estratégias, metas e ações.

“Entendemos que a UFPR é um grande e importante agente cultural dentro do cenário paranaense. Queremos construir o fortalecimento da área de cultura dentro da universidade, no sentido de reconhecimento de que é importante para a formação dos estudantes, na vida e bem-estar de técnicos e docentes, e para a cultura da universidade como um todo”, afirma o pró-reitor.

Referências e Expectativas

Três referências marcam a construção do PIC: a Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Política Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com o pró-reitor, “o PIC também será oportunidade para divulgar o que nos mobiliza na PROEC, já que parte da comunidade não conhece as atividades desenvolvidas nos museus, teatros e as criações artísticas dos grupos, toda uma produção cultural ofertada e desenvolvida nessa instituição”.

A perspectiva é que, em 2019, essa iniciativa plurianual seja submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná.

É preciso reconhecer a importância do movimento, para provocar uma ampla adesão que garanta a qualidade ações culturais realizadas.

“Precisamos conhecer os gostos e práticas culturais da nossa comunidade acadêmica e o acesso a essa cultura. Por meio do diagnóstico do PIC, poderemos articular ações estratégicas específicas para o universo de alunos que se interessa por música, escrita, e a assim por diante. Teremos mais laços criados pela cultura”, avalia o docente Leandro Gorsdorf.

Formar um espaço para discutir cultura pode ser meta importante deste plano, no qual a comunidade externa também deverá participar, por meio de uma audiência pública, para dizer o que espera da universidade na área cultural.

Programação

O lançamento do calendário de atividades do PIC, do pré-site e do vídeo institucional acontecerá no dia 21 de junho, às 19h.

A programação será realizada no Departamento de Artes da UFPR e contará com performances.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR