UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PROEC lança Caravana para construção coletiva do Plano Institucional da Cultura

Fotos: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná realizou o lançamento, na noite de quinta-feira (21), da programação do Plano Institucional da Cultura (PIC). O evento aconteceu no Departamento de Artes, permeado por diversas performances artísticas.

A Caravana PIC, divulgada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), abrange visitas a 11 setores e campi da UFPR para a construção coletiva do Plano. A proposta é realizar um dia inteiro de atividades nos locais, para conhecer as especificidades do cenário cultural e reunir contribuições.

Reitor Ricardo Marcelo: “Sem cultura não há conhecimento”.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca lembrou que a UFPR vai além do objetivo de formar de estudantes e realizar pesquisas. “A universidade tem que assumir institucionalmente o papel de protagonismo da cultura. Precisamos ter um papel ativo de fazer brotar, movimentar, dar voz e reafirmar a cada momento que nós, universidade pública, temos que ser agentes protagonistas da cultura, porque sem cultura não há conhecimento”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Gorsdorf, afirmou a caravana vai caminhar por todos os campi, escutando a comunidade interna e externa. “É um grande desafio, o plano vai durar dez anos e atravessar gestões. A caravana é fundamental, pois essa universidade mudou, não é só Curitiba, ela também é litoral e interior. Temos que dar vazão a isso tudo que é produzido e desejado nesses lugares. Todos devem se reconhecer na política cultural universitária”.

“Os resultados dessa pesquisa de campo do PIC serão muito esclarecedores sobre as ações culturais dentro da UFPR, desde as mais singelas e espontâneas, até as mais elaboradas e sofisticadas”, disse a vice-diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design, Stephanie Dahn Batista.

A diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design, Regiane Regina Ribeiro, destacou que o PIC vai gerar frutos positivos. “Para nós, essa interlocução tem sido um trabalho extremamente importante de reconhecimento dos departamentos e da própria cultura do setor. Imagino que, se isso está acontecendo aqui, acontecerá em todos os setores. O resultado final desse documento será muito proveitoso para ajudar a pensar em políticas de cultura e de incentivo”.

O início da caravana está previsto para o segundo semestre de 2018. “A cultura na universidade tem um papel importantíssimo. Se hoje temos o ensino, a pesquisa e a extensão como tripé, o alicerce de tudo isso deve ser a cultura. Nós temos que pensar e refletir a formação cultural de nossos estudantes”, concluiu Gorsdorf.

A noite também foi marcada pelo lançamento do site do PIC e de um vídeo sobre cultura na UFPR.

Confira a galeria de fotos do evento.

 

Performances artísticas

Apresentação da Companhia de Dança Téssera.

Com programação artística distribuída em salas e corredores do Departamento de Artes, a noite de lançamento começou com a ópera Ariane et Bacchus, de Marin Marais, no Pocket Concert LAMUSA. Na sequência, a intervenção Contraposto, da Companhia de Dança Téssera, entrou em cena.

Durante todo o evento, mostras, instalações e exposições de estudantes e cursos da UFPR permaneceram abertas para visitação do público.

O encerramento ficou por conta de apresentações do Quarteto de Cordas da UFPR, Madrigais Ingleses do séc. XVI e XVII e Grupo de Choro.

 

PIC

O Plano estabelecerá diretrizes de atuação na área cultural para as comunidades acadêmica e externa, para os próximos dez anos. O PIC parte da premissa de garantir condições para o fortalecimento e comprometimento com a cultura, a educação e os direitos humanos.

As motivações que orientam a realização do PIC integram o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR, desde 2016. Já o levantamento situacional da cultura dentro da universidade, começado em 2017, conduz a diagnóstico sobre a estrutura administrativa da cultura; orçamento; ensino, pesquisa e extensão; patrimônio cultural; gestão participativa. Este, entre outras ações, norteará uma grande amostragem do que é cultura entre nós.

“Em algumas bases de dados e documentos históricos já avançamos, retomando como a cultura foi sendo desenvolvida dentro da Federal. A partir de agora iniciaremos o segundo grande momento que é a ida aos setores”, explica o pró-reitor Leandro Gorsdorf.

Além do mapeamento nos setores (Caravana), a proposta do PIC abrange a mobilização sobre o que é cultura e a reflexão de um prognóstico para definição de estratégias, metas e ações.

“Entendemos que a UFPR é um grande e importante agente cultural dentro do cenário paranaense. Queremos construir o fortalecimento da área de cultura dentro da universidade, no sentido de reconhecimento de que é importante para a formação dos estudantes, na vida e bem-estar de técnicos e docentes, e para a cultura da universidade como um todo”.

 

Referências e Expectativas

Três referências marcam a construção do PIC: a Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Política Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

A perspectiva é que, em 2019, essa iniciativa plurianual seja submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná.

Formar um espaço para discutir cultura está entre as metas deste plano, no qual a comunidade externa também deverá participar, por meio de uma audiência pública, para dizer o que espera da universidade na área cultural.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...