UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PROEC lança calendário de caravana aos setores da UFPR nesta quinta-feira (21); ação reunirá informações para o Plano Institucional de Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulgará nesta semana a programação de atividades para envolver todos os setores da UFPR na construção do Plano Institucional de Cultura (PIC). O lançamento está marcado para quinta-feira (21), às 19h, no Departamento de Artes.

A proposta da PROEC é realizar um dia inteiro de atividades em cada campi e setor da UFPR, para conhecer o cenário cultural de cada um e reunir contribuições para o PIC. O Plano estabelecerá diretrizes de atuação na área cultural para as comunidades acadêmica e externa, para os próximos dez anos. O PIC parte da premissa de garantir condições para o fortalecimento e comprometimento com a cultura, a educação e os direitos humanos.

As motivações que orientam a realização do PIC integram o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR, desde 2016. Já o levantamento situacional da cultura dentro da universidade, começado em 2017, conduz a diagnóstico sobre a estrutura administrativa da cultura; orçamento; ensino, pesquisa e extensão; patrimônio cultural; gestão participativa. Este, entre outras ações, norteará uma grande amostragem do que é cultura entre nós.

“Em algumas bases de dados e documentos históricos já avançamos, retomando como a cultura foi sendo desenvolvida dentro da Federal. A partir de agora iniciaremos o segundo grande momento que é a ida aos setores”, explica o pró-reitor Leandro Gorsdorf.

No intuito de divulgar, comunicar e sensibilizar a construção das propostas que comporão esse documento será apresentado à comunidade acadêmica, no próximo dia 21. Na ocasião, serão divulgados um vídeo institucional sobre a cultura na UFPR, o pré-site do PIC e o planejamento de atividades da Caravana PIC – nome dado ao conjunto de atividades de visitas ao cenário cultural dos setores e dos campi da UFPR, com previsão de continuidade no segundo semestre de 2018.

“Realizaremos um dia inteiro de atividades em todos os campi e setores, serão 11 no total. Teremos um momento para o levantamento, em que conheceremos as atividades artísticas já existentes e, ao final, realizaremos uma plenária geral com estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos para escutar o que eles pensam para o futuro da cultura”, conta Gorsdorf.

Além do mapeamento nos setores, a proposta do PIC abrange a mobilização sobre o que é cultura e a reflexão de um prognóstico para definição de estratégias, metas e ações.

“Entendemos que a UFPR é um grande e importante agente cultural dentro do cenário paranaense. Queremos construir o fortalecimento da área de cultura dentro da universidade, no sentido de reconhecimento de que é importante para a formação dos estudantes, na vida e bem-estar de técnicos e docentes, e para a cultura da universidade como um todo”.

 

Referências e Expectativas

Três referências marcam a construção do PIC: a Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Política Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com o pró-reitor, “o PIC também será oportunidade para divulgar o que nos mobiliza na PROEC, já que parte da comunidade não conhece as atividades desenvolvidas nos museus, teatros e as criações artísticas dos grupos, toda uma produção cultural ofertada e desenvolvida nessa instituição”.

A perspectiva é que, em 2019, essa iniciativa plurianual seja submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná.

“Precisamos conhecer os gostos e práticas culturais da nossa comunidade acadêmica e o acesso a essa cultura. Por meio do diagnóstico do PIC, poderemos articular ações estratégicas específicas para o universo de alunos que se interessa por música, escrita, e a assim por diante. Teremos mais laços criados pela cultura”, avalia o docente Leandro Gorsdorf.

Formar um espaço para discutir cultura pode ser meta importante deste plano, no qual a comunidade externa também deverá participar, por meio de uma audiência pública, para dizer o que espera da universidade na área cultural.

 

Programação

O lançamento do calendário de atividades do PIC, do pré-site e do vídeo institucional acontecerá no dia 21 de junho, às 19h.

A programação será realizada no Departamento de Artes da UFPR e contará com performances.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...