Extensão e Cultura

Proec divulga edital para solicitação de bolsas de extensão em 2019

Bruna Bertoldi Gonçalves     18 de fevereiro de 2019 - 13h40

Orientadores cadastrados nos programas e projetos de extensão aprovados no Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu) já podem acessar as regras para solicitar bolsas de extensão para 2019. O edital foi divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As inscrições serão realizadas entre 18 de fevereiro a 11 de março, por meio de edital de chamada interna que será divulgado no site da Proec. Cada orientador poderá inscrever até dois planos de trabalho. “Até ano passado, as bolsas eram distribuídas para programas e projetos, de acordo com notas que recebiam nas suas propostas iniciais. Esse ano, é para o orientador que vai concorrer à bolsa com a proposta de um plano de trabalho. Na seleção, há a valorização da ação dele na extensão”, destaca a coordenadora de Extensão da UFPR, professora Maria Virgínia Filomena Cremasco.

As bolsas de extensão ofertadas pela Coordenadoria de Extensão (Coex) são destinadas a estudantes matriculados em cursos técnicos e de graduação da Universidade. A carga horária obrigatória é de 12 horas por semana e as atividades são definidas em plano de trabalho cadastrado pelo orientador no ato da inscrição.

A quantidade e o valor das bolsas de extensão, que terão duração de oito meses, serão definidos pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR. Do total, 20% serão destinadas a estudantes – com plano de trabalho cadastrado – que atendam ao perfil de renda estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) ou que estejam em situação de vulnerabilidade. O mesmo percentual será reservado a orientadores que não apresentam produção extensionista registrada no currículo Lattes. Para acessar o sistema de inscrição a partir do dia 18, todos devem estar registrados nos recursos humanos do Sigeu. Se não forem preenchidas, as bolsas retornam à concorrência geral.

“Como eram distribuídas para projetos, a gente não olhava quem era o aluno, era o professor que indicava. A ideia, agora, é que tenhamos uma Extensão socialmente referenciada, que aparece, inclusive, na prioridade para quem vai receber essa bolsa. Complementando a questão meritocrática, entra a equidade”, explica Maria Virgínia. A coordenadora de Extensão informa que o edital foi lançado em dezembro para que os professores possam se adequar aos novos critérios e providenciar os documentos necessários até a abertura das inscrições.

De acordo com o edital, a oferta de bolsas tem como objetivos proporcionar uma prática acadêmica de forma indissociável com o ensino e a pesquisa; apoiar a participação de estudantes de graduação e alunos de cursos técnicos em programas e projetos de extensão universitária; e promover a interação entre a Universidade e os outros segmentos da sociedade. O resultado provisório da distribuição das bolsas de extensão será publicado no dia 22 de março, com prazo para interposição de recursos. O resultado definitivo está previsto para o dia 29 de março.

A Proec propõe, desenvolve e integra ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica articuladas com o ensino e a pesquisa de forma multidisciplinar. As atividades de extensão na UFPR e o Programa Bolsa Extensão são regulamentados pela Resolução nº 72/11 e pela Resolução nº 25/11 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade.

Confira instruções para a inscrição, detalhes do processo de análise, julgamento e distribuição das bolsas e outras informações aqui.