Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Produtec firma parceria com Parque Tecnológico Itaipu

Superintendência de Comunicação Social     5 de novembro de 2018 - 15h47

O Programa de Parcerias para Incentivo à Inovação e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos (Produtec) da Universidade Federal do Paraná  assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A solenidade aconteceu no Centro Politécnico nesta segunda-feira (5).

O protocolo estabelece um fluxo contínuo de atividades entre os participantes, possibilitando o acesso a parcerias para desenvolvimento de ações de melhorias tecnológicas.

Assinatura do protocolo de intenções entre UFPR e Parque Tecnológico Itaipu.
Foto: Marcos Solivan

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Augusto Callado, afirmou que o protocolo é um avanço. “O PTI promove o desenvolvimento territorial sustentável, nos seus aspectos turísticos, tecnológicos, sociais e ambientais. Essa parceria com a UFPR é um fortalecimento para o Parque e para a região Oeste do Paraná”, avaliou.

O protocolo de intenções prevê, por parte da UFPR, diversos projetos e programas. As ações serão viabilizadas a partir de cursos de capacitação, qualificação, especialização e consultorias. Também fazem parte do acordo projetos de pesquisa e inovação e treinamentos.

O professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR entre os anos de 2008 e 2016, atua como conselheiro do Programa. “O grande papel do Produtec é ser um catalisador das relações de diversos setores de ensino, na ótica de colocar a serviço do setor produtivo, órgãos de governo e da sociedade; o potencial de pesquisa, desenvolvimento, inovação e área de formação”, explicou. “Essa é a primeira parceria formalizada e temos outros nove projetos alinhados”.

“O acordo representa uma possibilidade de desenvolver um trabalho prático, como forma de retribuição social. O Setor de Tecnologia possui pouca interação com a sociedade de modo geral, desenvolvemos pesquisa de ponta em várias áreas e somos capazes de aceitar desafios. O acordo dá oportunidade de apresentarmos toda nossa expertise para a solução de problemas reais”, destacou o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, professor Horário Tertuliano Filho.

Confira mais imagens da solenidade aqui.

 

Parceria

O coordenador do Produtec, Álvaro Pereira de Souza, ressalta que o programa envolve vários setores da UFPR e tem vocação multidisciplinar. “O programa é voltado para aproximação entre universidade e o setor produtivo. O Produtec busca ações que possam proporcionar melhorias tecnológicas e desenvolvimento regional”.

O Produtec tem como objetivo a construção de um ciclo de aperfeiçoamento de modo cooperativo, proporcionando conhecimento necessário para agregar valor aos processos e produtos.

O protocolo com o PTI, de acordo com Álvaro, representa o início de um conjunto de atividades, com potencial para gerar diversos benefícios para os municípios. “Possibilitaremos a ampliação do papel da universidade na aproximação necessária para o desenvolvimento estadual. Já realizamos reuniões com a equipe do PTI e temos oito eixos de atuação propostos, que vão incluir cada vez mais os setores e os departamentos da UFPR”, afirma.

 

Parque Tecnológico Itaipu

Desde 2003, o compromisso da Itaipu Binacional foi ampliado, passando a impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado pela Itaipu como fruto dessa expansão da Binacional, servindo como braço direito para transformar a região por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Para viabilizar tal missão, o PTI promove a união entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR