Ciência e Tecnologia

Produtec firma parceria com Parque Tecnológico Itaipu

Superintendência de Comunicação Social     5 de novembro de 2018 - 15h47

O Programa de Parcerias para Incentivo à Inovação e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos (Produtec) da Universidade Federal do Paraná  assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A solenidade aconteceu no Centro Politécnico nesta segunda-feira (5).

O protocolo estabelece um fluxo contínuo de atividades entre os participantes, possibilitando o acesso a parcerias para desenvolvimento de ações de melhorias tecnológicas.

Assinatura do protocolo de intenções entre UFPR e Parque Tecnológico Itaipu.
Foto: Marcos Solivan

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Augusto Callado, afirmou que o protocolo é um avanço. “O PTI promove o desenvolvimento territorial sustentável, nos seus aspectos turísticos, tecnológicos, sociais e ambientais. Essa parceria com a UFPR é um fortalecimento para o Parque e para a região Oeste do Paraná”, avaliou.

O protocolo de intenções prevê, por parte da UFPR, diversos projetos e programas. As ações serão viabilizadas a partir de cursos de capacitação, qualificação, especialização e consultorias. Também fazem parte do acordo projetos de pesquisa e inovação e treinamentos.

O professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR entre os anos de 2008 e 2016, atua como conselheiro do Programa. “O grande papel do Produtec é ser um catalisador das relações de diversos setores de ensino, na ótica de colocar a serviço do setor produtivo, órgãos de governo e da sociedade; o potencial de pesquisa, desenvolvimento, inovação e área de formação”, explicou. “Essa é a primeira parceria formalizada e temos outros nove projetos alinhados”.

“O acordo representa uma possibilidade de desenvolver um trabalho prático, como forma de retribuição social. O Setor de Tecnologia possui pouca interação com a sociedade de modo geral, desenvolvemos pesquisa de ponta em várias áreas e somos capazes de aceitar desafios. O acordo dá oportunidade de apresentarmos toda nossa expertise para a solução de problemas reais”, destacou o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, professor Horário Tertuliano Filho.

Confira mais imagens da solenidade aqui.

Parceria

O coordenador do Produtec, Álvaro Pereira de Souza, ressalta que o programa envolve vários setores da UFPR e tem vocação multidisciplinar. “O programa é voltado para aproximação entre universidade e o setor produtivo. O Produtec busca ações que possam proporcionar melhorias tecnológicas e desenvolvimento regional”.

O Produtec tem como objetivo a construção de um ciclo de aperfeiçoamento de modo cooperativo, proporcionando conhecimento necessário para agregar valor aos processos e produtos.

O protocolo com o PTI, de acordo com Álvaro, representa o início de um conjunto de atividades, com potencial para gerar diversos benefícios para os municípios. “Possibilitaremos a ampliação do papel da universidade na aproximação necessária para o desenvolvimento estadual. Já realizamos reuniões com a equipe do PTI e temos oito eixos de atuação propostos, que vão incluir cada vez mais os setores e os departamentos da UFPR”, afirma.

Parque Tecnológico Itaipu

Desde 2003, o compromisso da Itaipu Binacional foi ampliado, passando a impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado pela Itaipu como fruto dessa expansão da Binacional, servindo como braço direito para transformar a região por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Para viabilizar tal missão, o PTI promove a união entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino.