Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Processo seletivo do curso de Libras está com inscrições abertas

Matrícula da primeira turma de Libras. Imagem: Leonardo Bettinelli
Matrícula da primeira turma de Libras. Imagem: Leonardo Bettinelli

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Paraná. Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário que consta na página do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) e pagar uma taxa de R$ 120. Para concorrer às vagas, os candidatos devem comprovar domínio de Libras e a conclusão do Ensino Médio no ato do registro acadêmico. As inscrições se encerram às 16h do dia 14 de outubro.

Ao todo, são oferecidas 30 vagas, sendo oito para ouvintes e 22 para surdos – 50% das vagas se destinam a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica, conforme sistema de cotas de que trata a Lei 12.711/12, o Decreto n° 7.824/12 e a Portaria nº 18/2012–MEC. Mais detalhes a respeito da aplicação da prova e do processo seletivo podem ser consultados no edital e no Guia do Candidato.

O concurso acontece em apenas uma etapa, em Curitiba, na manhã do próximo dia 29 de novembro. O resultado das provas será divulgado a partir do dia 15 de janeiro de 2016. O curso tem duração de quatro anos.

O processo seletivo para preenchimento das vagas obedece ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Programa Viver sem Limite, Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Este Plano prioriza o acesso das pessoas com deficiência à educação básica e superior. O edital também respeita o disposto no Art. 4º do Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e o previsto no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Libras.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...