Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis comemora 10 anos

Superintendência de Comunicação Social     6 de dezembro de 2018 - 12h32

Ricardo Marcelo Fonseca (Reitor), Maria Rita César (Pró-reitora da PRAE), Rita de Cássia (Pró-reitora da PRAE na gestão 2008-2016). Crédito: Marcos Solivan.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) comemora em 2018 dez anos de atividades. A data foi celebrada na manhã desta quinta-feira (6), em um encontro em que todos os participantes destacaram a importância da unidade para as políticas de integração e permanência dos estudantes na UFPR.

As ações da PRAE concentram-se no desenvolvimento e acompanhamento de programas de apoio e ações voltadas para uma abordagem integral, em que a assistência não fique restrita à manutenção e sobrevivência das estudantes, mas que contribua efetivamente para a sua formação individual e global, considerando os aspectos da humanização, integração e assistência.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca, disse que celebrar os 10 anos da PRAE é um orgulho “não só pela trajetória que esta unidade tem, mas para comemorar, nesse momento, nesse atual contexto, a sua importância absolutamente renovada”. Ele lembrou os avanços que a criação da PRAE trouxeram para a instituição, fortalecendo a vocação da universidade pública e o acesso e permanência à educação de maiorias marginalizadas:

“A UFPR tem colocado como pauta central a assistência e permanência estudantil, porque sem isso nós não cumprimos nosso papel social de inclusão. E nesse momento de crise e restrição orçamentária, nós não reduzimos os atendimentos no RU, não reduzimos o número de bolsas de assistência estudantil e, na contramão de todas as universidades brasileiras, para ano que vem vamos aumentar isso. É um sinal da relevância dessa pró-reitoria””, disse o reitor.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César, destacou que a unidade celebra “dez primaveras bem floridas”. “Comemorar uma década da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis é um privilégio. São dez anos de mudança da população estudantil dentro da universidade. A UFPR é pioneira em políticas de ações afirmativas e a PRAE, dentro de um projeto de gestão, garante a permanência dos estudantes na instituição. Essa comemoração é para festejar essa permanência e celebrar a entrada de um conjunto de estudantes que sequer almejavam estar numa universidade pública”.

O representante do Diretório Central Estudantil (DCE), Matheus Henrique, também ressaltou a importância da PRAE para a comunidade discente. “Pelas salas e corredores dessa universidade é possível ver na cara de muitos estudantes o resultado das políticas de apoio implementadas via PRAE”, disse.

Rita de Cássia Lopes, primeira pró-reitora da PRAE, na gestão 2008-2016, se disse feliz em ver a unidade “forte, estabelecida e dando real contribuição para a comunidade estudantil”. “São dez anos, mas é um projeto em constante transformação para atender às necessidades dos discentes”, afirmou.

Durante a solenidade a PRAE prestou uma homenagem ao servidor técnico administrativo da Ivanir Sangalli, em reconhecimento e agradecimento pela dedicação com que serviu a unidade nestes dez anos.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR