+ UFPR

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis comemora 10 anos

Superintendência de Comunicação Social     6 de dezembro de 2018 - 12h32

Ricardo Marcelo Fonseca (Reitor), Maria Rita César (Pró-reitora da PRAE), Rita de Cássia (Pró-reitora da PRAE na gestão 2008-2016). Crédito: Marcos Solivan.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) comemora em 2018 dez anos de atividades. A data foi celebrada na manhã desta quinta-feira (6), em um encontro em que todos os participantes destacaram a importância da unidade para as políticas de integração e permanência dos estudantes na UFPR.

As ações da PRAE concentram-se no desenvolvimento e acompanhamento de programas de apoio e ações voltadas para uma abordagem integral, em que a assistência não fique restrita à manutenção e sobrevivência das estudantes, mas que contribua efetivamente para a sua formação individual e global, considerando os aspectos da humanização, integração e assistência.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca, disse que celebrar os 10 anos da PRAE é um orgulho “não só pela trajetória que esta unidade tem, mas para comemorar, nesse momento, nesse atual contexto, a sua importância absolutamente renovada”. Ele lembrou os avanços que a criação da PRAE trouxeram para a instituição, fortalecendo a vocação da universidade pública e o acesso e permanência à educação de maiorias marginalizadas:

“A UFPR tem colocado como pauta central a assistência e permanência estudantil, porque sem isso nós não cumprimos nosso papel social de inclusão. E nesse momento de crise e restrição orçamentária, nós não reduzimos os atendimentos no RU, não reduzimos o número de bolsas de assistência estudantil e, na contramão de todas as universidades brasileiras, para ano que vem vamos aumentar isso. É um sinal da relevância dessa pró-reitoria””, disse o reitor.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César, destacou que a unidade celebra “dez primaveras bem floridas”. “Comemorar uma década da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis é um privilégio. São dez anos de mudança da população estudantil dentro da universidade. A UFPR é pioneira em políticas de ações afirmativas e a PRAE, dentro de um projeto de gestão, garante a permanência dos estudantes na instituição. Essa comemoração é para festejar essa permanência e celebrar a entrada de um conjunto de estudantes que sequer almejavam estar numa universidade pública”.

O representante do Diretório Central Estudantil (DCE), Matheus Henrique, também ressaltou a importância da PRAE para a comunidade discente. “Pelas salas e corredores dessa universidade é possível ver na cara de muitos estudantes o resultado das políticas de apoio implementadas via PRAE”, disse.

Rita de Cássia Lopes, primeira pró-reitora da PRAE, na gestão 2008-2016, se disse feliz em ver a unidade “forte, estabelecida e dando real contribuição para a comunidade estudantil”. “São dez anos, mas é um projeto em constante transformação para atender às necessidades dos discentes”, afirmou.

Durante a solenidade a PRAE prestou uma homenagem ao servidor técnico administrativo da Ivanir Sangalli, em reconhecimento e agradecimento pela dedicação com que serviu a unidade nestes dez anos.