+ UFPR

Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro

Sonia Loyola     7 de dezembro de 2012 - 10h24

Darci Piana

A UFPR mantém parcerias com dezenas de instituições para o desenvolvimento de projetos que possam beneficiar a comunidade paranaense. Uma dessas entidades é a Federação do Comércio do Paraná, entidade que congrega os milhares de comerciantes do Estado. O representante da entidade, Darci Piana , tem uma longa história com a UFPR, desde os bancos escolares, quando estudou Ciências Contábeis. É dele o depoimento abaixo, sobre os 100 anos da Universidade Federal.

“Para nós da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) a parceria com a UFPR representa muito, por ser a Universidade Federal do Paraná a nossa mais tradicional e mais conceituada entidade de ensino superior. A universidade precisa ser permanentemente valorizada e, para tanto, não temos hesitado em oferecer a colaboração do Sistema Fecomércio. A nossa maior universidade é um ente aberto, que caminha junto com a iniciativa privada, beneficiando milhares de pessoas com pesquisas e aprimoramento profissional”, afirma Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração da UFPR, o empresário foi superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná; um dos fundadores do Paraná Clube; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Paraná (Sincocred); presidente do Conselho do Paranacidade e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Há 64 anos, a Federação do Comércio do Estado do Paraná atua como uma entidade legítima de representação sindical dos interesses do empresário do comércio paranaense de bens, serviços e turismo. Ao todo, são 59 os sindicatos empresariais filiados à entidade, que tem a missão de conduzir os processos de representação desses empresários, visando o fortalecimento do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac no Paraná.

PARCERIA ─ Segundo ele, a parceria com a universidade tem sido desenvolvida há algumas gestões, mas aprofundou-se durante a atual, com o professor Zaki Akel Sobrinho. A Fecomércio tem na qualificação de seus gestores um dos objetivos primordiais. Neste sentido, a UFPR tem sido fundamental, visto que seus cursos na área de pós-graduação são reconhecidos em todo o país pela excelência. Por outro lado, temos sido parceiros no projeto dos “100 anos”, pela relevância que a data exige. E pretendemos manter esta parceria ainda por muito tempo, explicou o presidente.

MEMÓRIA ─ “Vou me permitir uma lembrança de caráter pessoal. Como ex-aluno da universidade, é extremamente gratificante poder atuar ao seu lado, como presidente do Sistema Fecomércio. A UFPR me forneceu o conhecimento necessário para o sucesso na área empresarial. Depois das recordações familiares, sempre muito expressivas, minhas melhores lembranças vêm do tempo de estudante universitário aqui na federal e jamais deixarão de ocupar um espaço muito significativo na minha memória”, reflete Piana.

CENTENÁRIO ─ A Universidade Federal do Paraná é resultado do sonho de diversas pessoas. De Rocha Pombo, ainda no fim do século XIX, a Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo, que souberam concretizar o anseio da comunidade. Ela precisa ser reconhecida como a primeira do Brasil, porque este pioneirismo ressalta a visão estratégica dos paranaenses. Ao mesmo tempo, a competente UFPR precisa ser difundida, porque resume também a sua competência que é numa característica do nosso estado”, concluiu o dirigente.