Prêmio Nobel da Paz participa de celebração dos 30 anos da Constituição Federal em evento na UFPR

O Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel participa nesta quarta-feira (18) do evento “Os Direitos Fundamentais, a Democracia e a Constituição da Primavera”, às 19h, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O diplomata Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores, também estará presente.

A programação é promovida pelo Circo da Democracia, Fórum Advogados pela Democracia, com apoio da Faculdade de Direito da UFPR, e homenageia os 30 anos da Constituição Federal.

A mesa será mediada pela diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri. Haverá ainda apresentações artísticas de Letícia Sabatella, Forró de Rabeca e Samba Caboclo.

As vagas presenciais são limitadas e a entrada é gratuita. O evento será transmitido online via página do Circo da Democracia.

Palestrantes

Adolfo Pérez Esquivel – ativista argentino ganhador do Nobel da Paz em 1980. defensor dos Direitos Humanos, coordenou a Fundação Paz e Justiça na América Latina (SERPAJ-AL) e é membro do Comitê da Coordenação Internacional para o Decênio da Cultura da Não-violência e da Paz. É Presidente da Academia de Ciências Ambientais em Veneza.

Celso Amorim – Celso Amorim é diplomata e foi Ministro da Defesa entre 2011 e 2015. Ocupou por duas vezes o cargo de Ministro das Relações Exteriores e atuou como representante do Brasil no exterior em diversos países e Organizações Internacionais. Chefiou a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas e assumiu a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 1999.

Vera Karam de Chueiri – Mestre e Doutora em Filosofia pela New School for Social Research. Professora associada de Direito Constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (nos programas de graduação e pós-graduação em Direito) e coordenadora do Núcleo de Constitucionalismo e Democracia do PPGD. Foi editora da revista da Faculdade de Direito da UFPR (2008-2013) e vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPR (2008-2015). É a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Faculdade de Direito da UFPR.

Serviço:
Dia: 18 de abril