UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prédio Histórico recebe Caravana do Plano Institucional da Cultura da UFPR

Foto: Nicolle Schumacher

O Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná recebeu, nesta terça-feira (11), a Caravana do Plano Institucional da Cultura (PIC), com o objetivo de coletar informações sobre atividades  culturais dos setores que ocupam esse espaço. A programação contou com diversas oficinas, rodas de conversa e apresentações.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, professor Leandro Gorsdorf, conta que a universidade tem uma missão no campo cultural e entende que a participação nessas ações é importante para a formação acadêmica dos estudantes e para a vida dos servidores. “O PIC se tornou uma grande estratégia como ensino, pesquisa e extensão, que ajuda a suprir a necessidade de orientar as ações sociais e culturais da universidade”, afirma Gorsdorf.

O Plano Institucional de Cultura da UFPR busca fomentar a cultura que existe dentro da UFPR e envolver os estudantes em ações culturais. A Caravana é parte do diagnóstico cultural que está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em todos os espaços da universidade, como base para a elaboração do PIC.

Camila Bornemann (21), estudante de psicologia, conheceu o PIC por meio da divulgação da PROEC e decidiu participar da oficina de Lettering. “A atividade veio na hora certa, tenho um artigo parado que precisava de uma identidade visual e eu não sabia como fazer”.

“Sempre gostei de produções artísticas. Para mim, é uma forma de construir o mundo que eu quero”, conta a estudante Bruna Faria, monitora da oficina de ‘Mais café e arte, por favor’. A aquarela com café surgiu da curiosidade de Bruna em testar novas solução quando não conseguia comprar as tintas.

Para o estudante de Psicologia, Léo Rampasso, que ministrou a oficina de musicalização, o objetivo principal é ensinar a base de ritmo, proporcionar contato de outras pessoas com instrumentos e mostrar que com um pouco de persistência qualquer um pode aprender uma coisa nova “Temos que quebrar a percepção de que só a pessoa que já está em cima de um palco consegue fazer música”.

A proposta do PIC, de acordo com o pró-reitor Leandro Gorsdorf, é criar um hábito e repetir continuamente as atividades dentro dos setores.

O próximo espaço a receber a caravana será o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), no dia 25 de setembro. Confira a programação completa no site do PIC.

 

Referências e Expectativas

Três referências marcam a construção do PIC: a Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Política Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com o pró-reitor, “o PIC também será oportunidade para divulgar o que nos mobiliza na PROEC, já que parte da comunidade não conhece as atividades desenvolvidas nos museus, teatros e as criações artísticas dos grupos, toda uma produção cultural ofertada e desenvolvida nessa instituição”.

A perspectiva é que, em 2019, essa iniciativa plurianual seja submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná.

É preciso reconhecer a importância do movimento, para provocar uma ampla adesão que garanta a qualidade ações culturais realizadas.

Sugestões

UFPR Litoral: Programa NAPI Alimento e Território
O programa de pesquisa-ação-participativa NAPI Alimento Território é uma iniciativa pluri-institucional...
Projeto de Extensão ID 60+ auxilia idosos a utilizar os smartphones
O projeto de extensão ID 60+: promovendo ações favoráveis à inclusão digital de pessoas idosas da Universidade...
Projeto CoolabBici recebe inscrições para empréstimo de bicicletas até segunda-feira (18)
Com o intuito de fomentar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições...
Projeto de extensão da UFPR busca membros para construir aeronave radiocontrolada
Equipe multidisciplinar Burning Goose Aerodesign seleciona estudantes de qualquer graduação da UFPR para...