Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Prae divulga editais de programas de assistência estudantil; inscrições para o Probem terão novo sistema

Aline Fernandes França     9 de fevereiro de 2018 - 17h09

Já estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) os editais do Probem – Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante – e do Promisaes, projeto que atende estudantes estrangeiros que participam do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G).

O edital 1 do Probem é destinado a novos estudantes da UFPR, ingressantes em 2018 (1º e 2º semestres). O programa busca a permanência e a qualidade da formação do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

É necessário apresentar renda familiar bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. As inscrições online serão realizadas entre os dias 19 de fevereiro e 04 de março.

O prazo para apresentar a documentação solicitada e o comprovante de inscrição será entre 05 e 12 de março.

Já o Promisaes recebe inscrições de alunos estrangeiros no período de 19 a 25 de fevereiro, mediante preenchimento do cadastro do edital.

Para participar, além de integrar o programa PEC-G, é preciso ter bom desempenho acadêmico e estar em situação de fragilidade socioeconômica. A entrega da documentação vai de 26 de fevereiro a 05 de março de 2018.

Nesta sexta-feira (9), a Prae também divulgou o edital para tutoria pedagógica. As inscrições seguem até dia 21 de fevereiro.

Novo sistema de inscrição – Probem

A equipe da Prae informatizou o sistema para inscrições dos candidatos ao Probem. A nova metodologia deve agilizar e facilitar o processo.

“Utilizávamos um link externo e os alunos tinham problemas com o tempo de acesso, já que o questionário exige informações complexas, como a trajetória de vida do estudante. Agora evitamos esse tipo de queda de comunicação”, explica Fernando Sureck Leal, coordenador de Implantação de Projetos Especiais da Prae.

O aluno terá acesso ao sistema pelo e-mail institucional da UFPR. Os calouros deverão solicitar o e-mail a partir do início das aulas, por meio de um link no site da Prae.

A equipe trabalhou no sistema durante cinco meses. “A nova metodologia vai facilitar o acesso do estudante e também vai agilizar os processo internos de avaliação e arquivo dos dados”, diz Fernando.

Probem

O Probem abrange quatro benefícios, isolados ou em conjunto: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche. O programa é mantido pelo PNAES – Programa Nacional de Assistência Estudantil – e apoio da UFPR.

A seleção para o Probem envolve critérios como a comprovação de renda per capita (até 1,5 salário mínimo) e agravantes sociais.

Benefícios do Probem:
Auxílio Permanência – subsidia gastos voltados para a formação acadêmica, que envolvem aquisição de livros, materiais para aulas práticas, fotocópias, entre outros. Valor R$ 400,00.
Auxílio Refeição – isenta a cobrança em refeições realizadas nos restaurantes universitários da instituição. O auxílio abrange 3 refeições diárias, 7 dias por semana.
Auxílio Moradia – o benefício de R$ 275,00 é destinado à manutenção de estudantes oriundos de outras cidades, durante o período do curso.
Auxílio Creche – auxílio para estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados. R$ 200,00.

Promisaes – Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior

O Promisaes atende estudantes estrangeiros que participam do Programa PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), matriculados regularmente em cursos de graduação ou ensino profissionalizante da UFPR.

O projeto é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades.

O objetivo do Promisaes é fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e países com os quais mantém acordos nas áreas de educação e cultura.

Acesso às inscrições

A UFPR também vai disponibilizar acesso a computadores e internet para as inscrições online. Confira os locais:

– Curitiba: nas bibliotecas dos campi de Curitiba;
– Campus Palotina: na sala da UAPS – Rua Pioneiro, 2294 – Edifício Compostela, térreo;
– Campus Jandaia do Sul: na sala da UAPS – Rua Dr. João Maximiano, 426 – Jandaia do Sul;
– Setor Litoral: na sala da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários (SEPOL); Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos;
– Centro de Estudos do Mar: Av. Beira-mar, s/n. – Pontal do Sul – Pontal do Paraná;
– Campus Mirassol: na biblioteca do campus – Rua Rio Grande do Norte, 145, Mirassol (Totem 10) – Pontal do Paraná

Serviço

A Prae está sediada no 1.º andar do Ed. Dom Pedro II, em Curitiba. O telefone para contato é o (41) 3360-5445. Acesse o site aqui.