Extensão e Cultura

PPGA exibe documentário do holandês Mattijs van de Port e promove debate com o cineasta na terça (14/8)

Camille Bropp     10 de agosto de 2018 - 16h33

O filme “A possiblidade de espíritos” (no original, “The possibility of spirits”), do cineasta holandês Mattijs van de Port, será exibido gratuitamente na Cinemateca de Curitiba nesta terça-feira (14),  às 19 horas. A organização é do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), que também promoverá uma discussão com o cineasta após a exibição.

Mattijs van de Port é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Antropologia Cultural e Social na Vrije Universiteit (VU), de Amsterdã. Além do cineasta, participará do debate a professora do PPGA Sandra Stoll, que estuda religiões.

Sinopse

O documentário foi gravado na Bahia em 2016 e retrata cerimônias em que os fieis acreditam ocorrer possessão por espíritos. Em linguagem de filme-ensaio, o longa destaca o mistério em torno da possessão, que permanece latente mesmo com as cenas em close.

Lançado em 2018, o filme tem 71 minutos e classificação livre.

SERVIÇO
Exibição do filme “A possibilidade de espíritos”, de Mattijs van de Port (debate na sequência)
Horário: das 19 às 21 horas
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174, Centro, Curitiba)