Pós-Graduação em Entomologia recebe inscrições até 26/1 para seleções de mestrado e doutorado

Estão disponíveis até o dia 26 de janeiro os formulários para interessados se inscreverem na seleção de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Entomologia, ligado ao Departamento de Zoologia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. Os formulários, assim como informações sobre a documentação necessária, estão disponíveis no site do programa (veja aqui).

Para ingresso no primeiro semestre de 2018 (com início das aulas em 5 de março), estão sendo oferecidas sete vagas de mestrado e nove de doutorado, distribuídas conforme as linhas de pesquisa. As linhas de pesquisa disponíveis são: Entomologia Agro-Florestal e Médico-Veterinária; Sistemática, Taxonomia e Biogeografia; e Ecologia e Diversidade.

A previsão é que as classificações das duas seleções sejam divulgadas em 23 de fevereiro. As matriculas serão realizadas de 26 a 28 de fevereiro.

Mestrado

Para o mestrado, o Edital 8/2017 prevê que no ato da inscrição o candidato precisa optar por uma linha de pesquisa e orientador, bem como escolher pela realização de prova de suficiência em inglês ou por entregar comprovante de suficiência válido. Além de documentação pessoal, a inscrição para a seleção de mestrado pede foto 4×4 recente, cópia do diploma ou documento comprobatório de conclusão de graduação, cópia do histórico escolar da graduação, curriculum vitae (apenas com as atividades realizadas a partir de janeiro de 2013) e projeto de dissertação a ser desenvolvido segundo a linha de pesquisa do programa com ciência do provável orientador, entre outros.

O resultado final das inscrições (após recursos) será divulgado em 9 de fevereiro.

O programa também divulgou lista de obras que servirão de referência para  a prova de seleção, marcada para 19 de fevereiro, a partir das 9 horas.

Para a classificação final da seleção de mestrado, serão considerados aprovados os candidatos que, ao mesmo tempo, conseguirem média mínima igual ou superior a 7,0 no currículo e na prova de conhecimentos em Entomologia e comprovar suficiência em inglês. Se houver necessidade de desempate, o primeiro critério será a nota no curriculum vitae.

Essa nota será calculada conforme pontuação descrita no edital, que considera elementos como certificados de especialização e de aperfeiçoamento, além de bolsas científicas e de monitoria, participações em congresso e publicações, entre outros.

Doutorado

Já na seleção para o doutorado, o Edital 9/2017 esclarece que é obrigatória para a inscrição a comprovação de publicação de pelo menos um artigo publicado ou aceito em revista indexada ou de livro ou de capítulo de livro de editora nacional ou estrangeira. Também são exigidas prova de suficiência em Inglês e carta de ciência do orientador (intenção de orientação) ao projeto e de acordo com a linha de pesquisa pretendida.

O principal critério de desempate também é a pontuação do curriculum vitae. Para pontuar, é preciso apresentar comprovação de autoria de artigos, livros ou capítulos. Também são consideradas a participação em congressos e em projetos com laboratórios no exterior. Além da análise de currículo, a seleção conta com avaliação oral, que será realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro.

Dedicação integral

Tanto o mestrado quanto o doutorado exigem declaração de ciência sobre a exigência de dedicação integral. O modelo da declaração também consta na página de inscrições.

De acordo com os editais, o programa poderá selecionar menos alunos do que previsto no número de vagas.