UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Geologia encerra hoje, sexta-feira (13), inscrições para seus mestrado e doutorado

Setor de Ciências da Terra, no Campus Politécnico. Foto: Arquivo Setor
Setor de Ciências da Terra, no Campus Politécnico. Foto: Arquivo Setor

Profissionais interessados em concorrer a uma das 22 vagas ofertadas nos mestrado e doutorado em Geologia têm prazo até a próxima sexta-feira (13) para se inscrever, acessando o endereço eletrônico http://www.posgeol.ufpr.br/home/wp-content/uploads/2014/11/Edital-processo-seletivo-2015-1.pdf. O  Programa de Pós-Graduação em Geologia Exploratória e Geologia Ambiental/Setor de Ciências da Terra abriu para a turma de 2015 22 vagas – 12 para o mestrado e 10 para o doutorado.

Segundo o coordenador do Programa, professor Fernando Vesely, o objetivo destas pós-graduações é formar pesquisadores não apenas para a procura, mas também, para a gestão de bens minerais, para o gerenciamento de recursos hídricos e para a utilização, aproveitamento e preservação do meio ambiente. A ideia, explica ele, é contribuir na formação de profissionais com características de gestor territorial e da informação, de forma interativa com outras áreas, com preocupações ambientais, e aptos para as mudanças tecnológicas que estão despontando atualmente na sociedade.

De acordo com o professor Fernando, a  tendência, no momento, é a adoção de sistemas de informações interconectados por computadores, cuja tecnologia será um elemento crucial no desenho organizacional do futuro, por isso, explica Vesely, “o cuidado com a aprendizagem científica e tecnológica mais moderna é uma preocupação constante desta Pós-Graduação”, implantada na UFPR em 1992. Para atender as tendências da comunidade científica e demandas do setor empresarial, o curso foi planejado com uma estrutura flexível, estimulando o desenvolvimento de dissertações e teses com abordagem científica voltada à resolução de problemas da sociedade, destaca o coordenador. Sendo assim, o planejamento centrado no processo foi substituído pelo enfoque no produto; o constante estado de adaptação da sociedade é continuamente observado, pois ela tem se mostrado exigente em termos de qualidade; e a adoção do uso frequente da imagem, que é obtida com recursos da tecnologia da informação. Mais informações – documentação, provas, bolsas de estudo, entre outros dados – podem ser encontradas no próprio site da inscrição.

Assessoria de Comunicação Social