Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Plantio e manejo de araucária são temas de seminário no Setor de Ciências Agrárias

Prof,. Zanette na abertura do seminário
Prof,. Zanette na abertura do seminário

A araucária, considerada a árvore símbolo do Paraná, foi tema de um seminário na manhã desta quinta-feira, dia 14 de abril, na Universidade Federal do Paraná. Entre os temas abordados, o da legislação atual da Araucária angustifólia no Paraná.  Gracie Abad Maximiano, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, detalhou as minutas para projetos de lei que buscam incentivar o plantio das árvores no Paraná.

Ela destacou que o entendimento atual é de que as araucárias, quando têm seu plantio licenciado, são passíveis de manejo. Ou seja, pode ser cortadas. A proteção para árvores de áreas nativas remanescentes é mais rígida. O grupo temático de Araucária da Secretaria de Estado do Meio Ambiente elaborou documento que estabelece regras para plantio florestal e utilização sustentável. A lei está em fase de análise na Assembleia Legislativa. “A lei precisa estar mais clara para a população. Não podemos deixar que ainda relutem em plantar araucárias com medo de não poder cortá-las no futuro”, disse.

O seminário continuou com o doutorando Carlos Henrique B. Nauiack (Unicentro), que falou sobre seu projeto de tese, abordando situação atual dos remanescentes e possibilidade de manejo da araucária e plantios. A terceira palestra do dia foi sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela EMBRAPA e perspectivas para a araucária”, com Ivar Wendling, da Embrapa/Floresta. Por fim, o professor Flávio Zanette, da UFPR, falou sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela UFPR e perspectivas para a produção de pinhões”.

Mapa das cidades onde já foram plantadas mudas doadas pela UFPR
Mapa das cidades onde já foram plantadas mudas distribuídas pela UFPR

O evento marcou os dez anos de distribuição de mudas de araucária da UFPR. O programa, coordenado pelo professor Flávio Zanette, já distribuiu mais de 60 mil mudas, para cerca de duas mil pessoas cadastradas em diversos municípios do Paraná. O professor destaca que o plantio dessas mudas selecionadas em vários lugares do Estado ajuda na melhoria genética da espécie. “É como uma pulverização de qualidade”, explicou.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Como não poderia deixar de ser, a comemoração inclui distribuição de mudas aos interessados, num total de 10 mil unidades. Quem quiser até 30 exemplares, levará de graça (importante trazer caixas para transportar as mudas, pois a equipe da UFPR não fornece esse material). A venda será efetuada pela Semear – Empresa Júnior de Agronomia, quinta-feira, dia 14, até as 17h e sexta-feira, dia 15, da 8h30 às 17h, ou até terminar o estoque.  As mudas são patrocinadas pela Corretora de Seguros Ecoverde e Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR fica na Rua dos Funcionários 1540, no Cabral.  Mais informações: 3350-5756 ou 9963-0565.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...