Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PIRE e LIFE, dos Setores de Exatas e Educação, serão inaugurados nesta quinta-feira (2)

Um Polo Interdisciplinar de Robótica Educacional I (PIRE) e um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) são os dois novos espaços que a UFPR vai inaugurar nesta quinta-feira (2). Durante a solenidade, marcada para as 15 horas no anfiteatro 100 do Setor de Educação (Edifício D. Pedro I/Reitoria), serão apresentadas atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas por essas unidades. Interessados em participar da cerimônia podem enviar email para geprieg@ufpr.br.

Segundo a docente Adriana Augusta Santos Luz, coordenadora do PIRE/Setor de Ciências Exatas,
a ideia de ambos os projetos é abrigar alunos e professores de todas as áreas de conhecimento da UFPR, de forma a garantir efetiva interação e trocas de saberes. Tanto o PIRE quanto o LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores terão como sede a mesma estrutura física, ou seja, prédio da Educação/Reitoria.

Com relação ao PIRE, explica a professora, o objetivo é que ele atue como um polo permanente para atendimento da sociedade em termos de robótica educacional. Através de parceria com a empresa LEGO ZOOM (franquia da Lego Education), que doou material de trabalho e ofertou capacitação aos alunos ligados ao Grupo de Estudos Geprieg, graduandos poderão continuar recebendo formação e atuando como multiplicadores, dentro da Instituição.

Quanto ao LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores e que será coordenado pela professora Núria Pons/Setor de Educação, Adriana Luz ressalta que esse projeto foi implantado com verba da Capes e que já existe em outras instituições de ensino. Agora, a UFPR poderá ofertar à comunidade universitária, de forma conjunta, oportunidades de acesso a conhecimentos, comemora a docente.

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...