Ciência e Tecnologia

Pint of Science: evento internacional leva a ciência das bancadas dos laboratórios às mesas de bares. Confira a programação.

Superintendência de Comunicação Social     16 de abril de 2018 - 13h43

Cientistas de 56 cidades brasileiras se preparam para participar de um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo: o Pint of Science. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, eles vão se unir a pesquisadores de outros 20 países e deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população. Em Curitiba, haverá 15 palestras, das quais 13 serão ministradas por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é de que 50 mil pessoas de todas as regiões do Brasil compareçam aos bate-papos.

O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo estão também entre as metas dos organizadores. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.

Com o tema “O DNA: muito além da beleza”, o professor do Departamento de Física da UFPR, Rodrigo Caetano debateu com o público na edição de 2017. Foto: Samira Chami Neves

“Esta é a segunda edição do evento em Curitiba. No ano passado mais de 2000 pessoas participaram das atividades em três bares diferentes, com praticamente lotação máxima nas três noites. Para esse ano aumentamos o circuito para cinco locais diferentes, para melhor atender essa parcela da população interessada em ciência”, diz o professor Lauro Luiz Samojeden, coordenador do evento aqui em Curitiba.

Programação

Ao todo, serão promovidas 15 conversas, distribuídas entre os bares Cervejaria Bodebrown, We are Bastards Pub, Drakkar Beer & Food, Hendrix Brew House e Hop’n Roll Brewpub.

No primeiro dia, haverá bate-papos sobre a abelhas, formigas, a ciência da música, vulcões e astronomia. No dia 15, o destaque ficará por conta da discussão de ondas gravitacionais, filosofia, a ciência do hambúrguer, o declínio dos insetos e o big data, e para encerrar, no dia 16 haverá debates sobre fractais, a teoria da cor, a rede social das plantas, a questão do sono e um bate-papo sobre as mulheres na ciência.

“Como dá para perceber, esse ano procuramos abranger várias áreas do conhecimento, com contribuição da física, filosofia, informática, astronomia, zoologia, design e fisiologia, com a participação de pesquisadores de vários departamentos da UFPR e da UTFPR,” comenta o professor Lauro.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.