Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da UFPR lançam e-book gratuito sobre Jornalismo Político

Superintendência de Comunicação Social     6 de março de 2018 - 17h05

Está disponível para acesso gratuito o e-book Estudos sobre Jornalismo Político, lançado esta semana pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) e o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR.

A coletânea foi organizada pelos pesquisadores Emerson Cervi, Jamil Marques, Fernanda Cavassana e Camila Mont’Alverne. Reúne trabalhos produzidos por investigadores vinculados aos dois grupos, com o objetivo de contribuir para a consolidação da literatura sobre o assunto no Brasil.

Grupos de pesquisa

O Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) existe desde 2000 e tem como missão a formação de novos pesquisadores para produção de informações sobre campanhas eleitorais. As equipes de pesquisadores dos dois campos, Ciência Política e Jornalismo, investigam principalmente as condições do debate eleitoral no Brasil sob viés de pesquisadores de ambas as áreas de estudo.

Já o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), existente desde 2010, reflete acerca dos conceitos e experiências fundamentais que caracterizam a interface mantida entre Comunicação e Democracia. Empiricamente, o grupo se dedica à análise de experiências e iniciativas que envolvem Jornalismo Político, Propaganda Eleitoral, Comunicação Digital e Comunicação Institucional, a fim de inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.

O e-book é está disponível nos sites do CPOP e do PONTE .