Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora da UFPR participa de encontro da Unesco sobre mudanças climáticas e sustentabilidade

Pesquisadores discutem educação e sustentabilidade em encontro na Costa Rica. Imagem: Divulgação Unesco
Pesquisadores discutem educação e sustentabilidade em encontro na Costa Rica. Imagem: Unesco

A doutora em Educação Ambiental Marília Torales Campos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR, foi convidada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Comitê Internacional da Carta da Terra para participar de uma reunião de especialistas em educação para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Realizado entre os dias 12 e 15 de maio em San José, Costa Rica, o evento reuniu dezenas especialistas de várias partes do mundo.

Como resultado das dos debates, foi elaborado um documento-base, que será apresentado no Fórum Mundial de Educação, contendo recomendações para promover a educação como ferramenta para melhorar a adaptação às alterações do clima em países da América Latina. Além disso, foi criada uma rede de especialistas para monitorar o tema. “Foram apresentadas diversas experiências que tem sido realizadas nos países da América Latina”, conta Marília. “Haviam representantes de ministérios da educação e do meio ambiente de quase todos os países e, a partir de agora, eles farão a divulgação dos resultados em seus países”. Quatro representantes do Brasil estiveram presentes e defenderam, especialmente, o estímulo às pesquisas universitárias no campo da Educação Ambiental.

De acordo com a pesquisadora, um dos principais pontos é a formação de professores para atuar nos sistemas de ensino. “É preciso formar pessoas capazes de preparar a população para enfrentar as consequências decorrentes das alterações climáticas”,  comentou a professora, que também coordena o projeto “RESCLIMA: respostas educativas e sociais às alterações climáticas” na UFPR. “A educação tem um papel fundamental para ampliar a capacidade de atuação da sociedade nos processos de prevenção das causas das mudanças climáticas, bem como na necessidade de adaptação e mitigação das consequências deste processo”.

O RESCLIMA é um projeto internacional que trata da relação entre ciência e cultura popular nas representações sociais das alterações e do clima e as contribuições para a educação e comunicação sobre riscos climáticos. Os estudos deste projeto são desenvolvidos paralelamente no Brasil, México, Portugal e Espanha e reúnem pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.

O encontro da Unesco foi organizado em resposta ao relatório sobre o clima publicado em 2014 pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC).

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...