Ciência e Tecnologia

Pesquisadora da UFPR lança livro com abordagem didática sobre “linguagem R” na academia

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2018 - 9h53

Intitulado “Introdução ao R: Aplicações Florestais”, a obra  nasceu da necessidade de aproximar a linguagem R dos discentes de graduação em Engenharia Florestal, produzindo, para isso, uma obra didática, orientada para as implementações de códigos e explicação de suas funcionalidades.
O programa R é um software estatístico libre de análise estatísticas e edição de gráficos, capaz de ser executados em diferentes plataformas.  Os autores – Deivison Venicio Souza, Thiago Wendling Gonçalvez de Oliveira, Luani Rosa de Liveira Piva, Joielan Xipaia dos Santos, Carlos Roberto Sanquetta e Ana Paula Dalla Corte –  acreditam que o exemplar auxiliará, por meio de exemplos de aplicação na prática, o  processo de ensino-aprendizagem da linguagem R na academia.
A proposta foi desenvolver uma abordagem mais introdutória, proporcionando um conhecimento básico e essencial para quem deseja utilizar a linguagem.  Em um segundo momento, são apresentados alguns exemplos de aplicações na área florestal (regressão linear, amostragem aleatória simples, análise de estrutura horizontal, etc.).
O acesso ao conteúdo é livre e a obra pode ser baixado aqui.