NQV procura crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesos para programa de treino aquático

O Núcleo de Qualidade de Vida (NGV) da UFPR, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, oferece vagas para crianças e adolescentes com mais de 11 anos com sobrepeso e obesidade participarem de um programa de exercícios físicos na água. Chamado de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) Aquático, o programa será realizado ao longo de 12 semanas em Curitiba. Nesse período, serão coletadas informações referentes ao organismo dos participantes.

A professora e pesquisadora Maria de Fátima Lopes, responsável pelo HIIT Aquático, conta que o objetivo da pesquisa é investigar o papel do exercício físico programado, coordenado com orientação alimentar, sobre as complicações decorrentes da obesidade em crianças e adolescentes. A participação é gratuita.

Alunos de graduação, mestrado e doutorado e professores de Educação Física serão os responsáveis pelo planejamento, pelas avaliações físicas, prescrição, execução e controle do programa de exercícios físicos. Já a médica Neiva Leite, coordenadora-geral do projeto e responsável pelo NQV, fará o acompanhamento clínico dos participantes, conforme exigido pelas normas éticas para a pesquisa no Brasil.

Como participar

Os responsáveis pela criança ou adolescente que quer se voluntariar podem agendar avaliação com os membros do grupo de pesquisa pelo telefone do NQV-UFPR, (41) 3360-4326, ou pelo (41) 9-9525-3693. As avaliações são necessárias para confirmar se o perfil dos interessados se adequa à pesquisa.

A sede do NQV está localizada no Departamento de Educação Física (R. Coração de Maria, 92, Jardim Botânico).