Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa do PPG-Farmacologia recebe o principal prêmio na área no Brasil

Bruna da Silva Soley, doutoranda em Farmacologia da UFPR,  foi a vencedora do prêmio José Ribeiro do Valle, o mais importante nesta área de pesquisa no Brasil. A premiação foi obtida durante o 50º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, que ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Sob a orientação da professora Daniela de Almeida Cabrini, Bruna investiga a participação de um mediador inflamatório – um grupo de peptídeos chamados cininas – no desenvolvimento da psoríase, doença de pele inflamatória e crônica que acomete 2% da população mundial.

As pesquisadoras concorreram com outros 600 inscritos e foram contempladas com R$ 5 mil e R$ 2 mil, respectivamente. “Para a gente é muito importante este reconhecimento do trabalho. Para o PPG, mostra que a nossa pesquisa é expressiva e importante a nível nacional e internacional”, explica Daniela.

Bruna é bióloga formada pela UFPR e desde a iniciação científica trabalha na Farmacologia, na área das doenças de pele. “Estou muito feliz, pois é mais um incentivo para continuar realizando meu trabalho da melhor maneira. E tenho muito o que agradecer, à Universidade que me deu todo o suporte, aos organizadores do evento, que nos dão essa oportunidade de apresentar nossos trabalhos, e também à minha orientadora que foi fundamental para essa premiação”, afirma.

Além de Bruna e Daniela, 35 alunos de Iniciação Científica e do PPG-Farmacologia compareceram ao Congresso, além de seis professores do programa. Dentre eles, a professora Maria Fernanda de Paula Werner, que ministrou o curso Experimental Models in Pharmacology for the Study of Gastrointestinal Diseases.

Dois Alunos de doutorado, Claudia Rita Corso e Felipe Lukacievicz Barbosa, apresentaram seus trabalhos em Simpósios, com comunicação oral em inglês. A pós-doutoranda Daniele Maria Ferreira ficou entre as quatro finalistas do II Prêmio Inovação em Fármacos – Jovem Farmacologista. Entre os pôsteres, dois receberam menção honrosa – os das doutorandas Bruna Barbosa da Luz e Débora Razec Radulski.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...