Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa aponta usos para subprodutos do etanol e da soja

Prof. Miguel Daniel Noseda (foto Marcos Solivan)

Uma pesquisa muito promissora para o mercado agrícola brasileiro está sendo coordenada pelo professor Miguel Daniel Noseda, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná. O docente e sua equipe de bolsistas, mestrandos e doutorados desenvolveram processos para obtenção de compostos de maior valor agregado a partir da biomassa de levedura excedente da produção de etanol e da soja. Esses resíduos muitas vezes são subaproveitados como fonte de proteínas ou descartados, provocando um problema ambiental.

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2010, em parceria com a empresa Bio4 Soluções Biotecnológicas, empresa incubada na Universidade Positivo. No laboratório do professor Noseda, foram desenvolvidos dois processos para transformar farelo de soja e levedura excedente da produção do etanol em produtos com aplicação industrial. Na dissertação da mestra Juliana Teodoro (PPG-Bioquímica), integrante de sua equipe e da Bio4, foi delineado um processo sequencial onde são gerados produtos com aplicação industrial: ribonucleotídeos, que são utilizados como flavorizantes – realçadores de sabor na área da indústria alimentícia, e polissacarídeos da parede celular das leveduras – aplicados como prebióticos e imunoestimulantes na ração animal para melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções. Também foram realizados, com o apoio de outra empresa, a Imunova, incubada no Setor de Ciências Biológicas da UFPR, testes em aves para avaliar as aplicações dos produtos.

O processo sequencial de extração das leveduras para diferentes utilizações gerou um pedido de patente que já está depositado no INPI.

A composição nutricional e alta disponibilidade do farelo de soja, subproduto da produção de óleo de soja, cujo destino usual é a incorporação em ração animal, o tornam uma fonte com potencial de utilização para fins biotecnológicos. A pesquisa desenvolvida na tese da doutora Jenifer Mota Rodrigues, orientada pelo professor Noseda (PPG-Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), evidenciou que os extratos quimiotransformados de farelo de soja apresentam alto potencial de ligação à Salmonella enterica sv. Typhimurium. Esses resultados demonstram o potencial uso biotecnológico dos extratos obtidos a partir do farelo de soja na prevenção de infecções causadas por bactérias enteropatogênicas, responsáveis pelas infecções do aparelho digestivo. A consequência esperada ao seu uso é a redução da utilização de antibióticos na pecuária, contribuindo de maneira promissora frente ao contexto mundial de aumento da incidência de cepas bacterianas resistentes a antibióticos.  Desta pesquisa também foi depositada no INPI uma patente de invenção.

A expectativa é de que as pesquisas recebam o apoio de investidores para se tornarem produtos comerciais, com consequente impacto ambiental aproveitando subprodutos e resíduos agroindustriais sem afetar o meio ambiente, impacto social gerando empregos nos setores produtivos, e impacto econômico otimizando o uso de matéria-prima no meio produtivo e promovendo a diversidade de produtos na economia.

“É um orgulho ver essas realizações, que se refletem também na qualidade dos cursos de pós-graduação dos quais sou professor orientador do Núcleo Permanente”, diz ele. No ano passado, as pós-graduações em Bioquímica e em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR receberam conceito 7 da Capes, o maior possível.

O professor Noseda é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, o projeto “Potencial aplicação biotecnológica de leveduras e farelo de soja no controle de doenças entéricas e propriedades prebióticas”, foi contemplado pelo CNPq e recebeu R$ 50 mil em custeio e capital, bem como bolsas de Apoio Técnico a Pesquisa – Nível Superior e de Iniciação Científica.

(Fonte: Portal CNPq)

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...