Extensão e Cultura

Parceria entre projeto de extensão da UFPR e Colégio Estadual João Gueno resulta em livro de crônicas

Superintendência de Comunicação Social     20 de dezembro de 2018 - 11h32

“Ouvi palmas. Caminhei lentamente até o portão. Quando o abri, encontrei uma mulher de cara fechada. Com uma voz assustadora, dizia trabalhar na prefeitura e que precisava analisar se as condições do meu terreno eram precárias para ter animais. Ela foi olhando atentamente gaiola por gaiola. Viu os coelhos e falou suavemente ‘parabéns, seus cuidados me surpreenderam, porém você terá que manter o terreno limpo. Se você não cuidar, as condições serão precárias e os animais não poderão mais ficar aqui’”. Assim inicia uma das 54 crônicas escritas pelos alunos do Colégio Estadual João Gueno, em Colombo.

Pés no chão: o São Dimas que vivemos” foi publicado recentemente após uma intensa parceria entre o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) – projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – e o João Gueno. Com o incentivo da professora de Língua Portuguesa do Colégio, Érica Rodrigues, os estudantes do 8º ano debruçaram-se sobre o bairro em que estudam, coletaram dados, mapearam a região, fizeram pesquisas, visitaram os espaços e, por fim, relataram tudo o que descobriram em forma de uma coletânea de crônicas.

A iniciativa nasceu quando a professora Érica passou a buscar na leitura novas narrativas para uma geração assombrada pela história de bairro que, além de só ser traduzido por registros midiáticos negativos, foi cenário de um dos casos de violência mais marcantes do estado: o crime cometido contra a menina Tayná Adriane da Silva – ex-aluna da escola –, em 2013.

As criativas atividades de leitura passaram a ser desenvolvidas com mais frequência no João Gueno a partir de 2013, após o início do projeto Ação Integrada para o Letramento. O trabalho resultou na conquista do Prêmio VivaLeitura, em 2014, na categoria “Escolas Públicas e Privadas” por parte da instituição. Na cerimônia de premiação, a equipe do Colégio encontrou-se com a Freguesia do Livro, iniciativa indicada a outra categoria. Assim, os dois projetos passaram a agir em conjunto.

Foi então que surgiu a proposta, por parte da Freguesia do Livro, do projeto Leitura Além dos Muros. O objetivo era formar, além de leitores, agentes de leitura. E assim, após um processo interdisciplinar na instituição, os alunos passaram a ter um novo olhar da região em que se encontram inseridos.  Esse foi o ponto em que a participação do professor da UFPR José Carlos Fernandes – coordenador do NCEP – foi fundamental para o lançamento da coletânea de crônicas. Rapidamente os acadêmicos da universidade e integrantes do projeto de extensão se entrosaram com os estudantes do Colégio e passaram a administrar oficinas para produção de crônicas e visitas pelo bairro.

Após esse primeiro exercício, os alunos selecionaram os temas dos textos que constituem o livro. A experiência gerou retratações de histórias reais e produções com mesclas de elementos observados e idealizados. O trabalho com os universitários foi fundamental para dar vida à obra, pois os graduandos ajudaram não só incentivando e ensinando, mas também colocando a mão na massa. Os estudantes da UFPR foram os responsáveis pela edição, diagramação eletrônica, capa e arte.  A parceria certamente transformou experiências em aprendizados e tentativas em sucesso para todos os envolvidos.

Escreveu Fernandes, experiente cronista em “Os narradores da Vila São Dimas de Colombo”, texto publicado este ano na Gazeta do Povo que deu origem à parceria entre as instituições e inspirou a coletânea dos estudantes: “[…]escola em que a biblioteca é ponto de encontro para reunião festiva, lanche, conversa, e não um sepulcro sob a tutela de tiranos que dizem amar os livros, a ordem e o progresso, está deliciosamente desencaminhada, se é que me entendem. Tudo acontece em ambientes em que os livros têm pernas […]”.