Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parceria entre PPGInf e universidade canadense fortalece o conhecimento científico

O Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Redes Avançadas e Redes sem Fio (NR2) e do Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC), deu mais um passo na consolidação da parceria de pesquisa e mobilidade acadêmica com a Universidade de Ottawa (Canadá). Laboratórios das duas instituições atualmente colaboram em projetos de mobilidade acadêmica e atividades científicas.

A parceria de pesquisa, que iniciou com atividades isoladas entre os professores e os alunos do laboratório de pesquisa Next Generation Communications and Computing Networks (NEXTCON) – da Universidade de Ottawa – e o NR2 – da UFPR -, evoluiu e, no momento, os laboratórios colaboram principalmente no projeto “Empowering Smart Mobile Devices for Real-Time Health Analytics”, o qual tem possibilitado a mobilidade acadêmica entre os membros dos laboratórios, além de consolidar as atividades científicas.

Recentemente, em visita técnica à Universidade de Ottawa, a professora Michele Nogueira, do Departamento de Informática, pôde apresentar os trabalhos científicos dos grupos de pesquisa em que atua na UFPR para os professores e alunos da Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade canadense; proferiu a palestra intitulada “Security Intelligence: A Perspective in the Era of IoT”, e incentivou os professores a buscarem por parcerias com outros grupos de pesquisa do PPGInf e da UFPR. Durante sua estadia, a professora também colaborou com diferentes pesquisadores e alunos de pós-graduação sobre os temas segurança de redes, Internet das Coisas (IoT), sistemas power grid, e análise de dados.

Na agenda dos professores canadenses e brasileiros envolvidos, encontram-se ações que visam fortalecer a cooperação acadêmica entre as duas universidades e aumentar as possibilidades de mobilidade acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...