Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parceria entre CHC-UFPR e departamento de Fisioterapia promove melhora na saúde de idosos

Pacientes do ambulatório de Saúde do Idoso que precisam de atendimento fisioterapêutico podem realizar tratamento no serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional. Lá, os idosos recebem atenção especializada de fisioterapeutas da unidade e de estudantes do curso de Fisioterapia. A ação é resultado de uma parceria técnico-científica entre ambulatório de Saúde do Idoso (CHC-UFPR), serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional (CHC-UFPR) e Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (UFPR).

A professora Anna Raquel Gomes, do curso de Fisioterapia, conta que essa cooperação já existe há quatro anos. “A Adriane Miró – chefe do ambulatório de Saúde do idoso – faz o encaminhamento de pacientes e eles são atendidos por fisioterapeutas, docentes e discentes do curso de Fisioterapia. Além deste encaminhamento, os pacientes idosos também recebem atenção de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da universidade”.

A parceria tem contribuído para a melhora da saúde dos idosos e também permitido o aprimoramento técnico-científico dos estudantes. “A realização de fisioterapia com prescrição clínica de exercícios melhora a saúde dos idosos”, explica Anna.

Adriane Miró e Anna Raquel Gomes recebem o dinamômetro. Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente, Adriane Miró – que coordena um projeto mediado pela Associação dos Amigos do HC – conseguiu adquirir um dinamômetro de preensão manual. O equipamento será utilizado com os idosos atendidos no serviço fisioterapêutico. “O dinamômetro de preensão manual avalia a força muscular de forma precisa, permitindo melhor prescrição clínica dos exercícios físicos”, relata a professora de Fisioterapia.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...