Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Ouvintes e interessados pelas oficinas ainda podem se inscrever para o VII Enpecom

Jéssica Maes     2 de setembro de 2015 - 13h19

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Até o dia 11 de setembro, o VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom) está com as inscrições abertas para a participação como ouvintes dos Grupos de Trabalho (GTs) e das oficinas. O evento, que é gratuito e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná, será realizado de 24 a 26 de setembro.

“Comunicação e Gênero” é o tema central da edição deste ano, que receberá para a conferência de abertura, intitulada “Feminismo e política”, os convidados Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli, professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e coordenadores do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades. Além dessa palestra, haverá uma mesa-redonda sobre “Gênero, linguagem e comunicação”, lançamentos de livros e os Grupos de Trabalho. Serão cinco GTS com apresentações e debates sobre pesquisas comunicacionais com interfaces nas seguintes áreas: Sociedade, Educação, Cultura, Consumo e Política.

Já com relação às oficinas, serão oito atividades com diferentes propostas, como técnicas e estratégias para falar em público; imagem, consumo e mito; marketing eleitoral; contando histórias para cinema; jogo pedagógico como dispositivo de atenção; monitoramento de questões de gênero em mídias sociais; jornalismo esportivo e gênero; mídia e questões de gênero. Esta última será ministrada pelo Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta. A proposta é orientar os alunos de Comunicação Social e áreas afins a atuarem como profissionais humanizados às questões de gênero (principalmente com relação à abordagem da figura da mulher nas diversas mídias, em especial nas reportagens jornalísticas). Para participar, basta enviar um e-mail para enpecomufpr@gmail.com informando: nome completo, CPF e nome da oficina para a qual está se inscrevendo. No assunto do e-mail deve constar “Inscrição ouvinte oficina”. Confira os detalhes clicando aqui.

Programação
24/09
15h às 18h: Oficinas
19h: Conferência de abertura: “Feminismo e política”
Convidados: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli, professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e coordenadores do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades.

25/09
9h às 12h: Oficinas
14h às 18h: 1ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*
19h: Mesa-redonda: ‘Gênero, linguagem e comunicação’
Convidados: Dina Maria Machado Andrea Martins Ferreira, professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará, e Luciana Panke, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

26/09
8h às 12h: 2ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*

* GTs: Comunicação e Sociedade, Comunicação e Política, Comunicação e Educação, Comunicação e Cultura, Comunicação e Consumo.

Serviço:
VII Encontro de Pesquisa em Comunicação: Comunicação e Gênero
Data: 24 a 26 de setembro
Local: Campus de Comunicação Social da UFPR | Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê | Curitiba (PR)
Data limite para inscrição como ouvintes e para as oficinas: até 11 de setembro
As inscrições e submissões de trabalho são gratuitas e devem ser feitas no site www.enpecom.ufpr.br.
Contato: enpecomufpr@gmail.com

Por equipe organizadora do Enpecom.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR