Ciência e Tecnologia

Ouvintes e interessados pelas oficinas ainda podem se inscrever para o VII Enpecom

Jéssica Maes     2 de setembro de 2015 - 13h19

Imagem: Divulgação

Até o dia 11 de setembro, o VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom) está com as inscrições abertas para a participação como ouvintes dos Grupos de Trabalho (GTs) e das oficinas. O evento, que é gratuito e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná, será realizado de 24 a 26 de setembro.

“Comunicação e Gênero” é o tema central da edição deste ano, que receberá para a conferência de abertura, intitulada “Feminismo e política”, os convidados Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli, professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e coordenadores do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades. Além dessa palestra, haverá uma mesa-redonda sobre “Gênero, linguagem e comunicação”, lançamentos de livros e os Grupos de Trabalho. Serão cinco GTS com apresentações e debates sobre pesquisas comunicacionais com interfaces nas seguintes áreas: Sociedade, Educação, Cultura, Consumo e Política.

Já com relação às oficinas, serão oito atividades com diferentes propostas, como técnicas e estratégias para falar em público; imagem, consumo e mito; marketing eleitoral; contando histórias para cinema; jogo pedagógico como dispositivo de atenção; monitoramento de questões de gênero em mídias sociais; jornalismo esportivo e gênero; mídia e questões de gênero. Esta última será ministrada pelo Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta. A proposta é orientar os alunos de Comunicação Social e áreas afins a atuarem como profissionais humanizados às questões de gênero (principalmente com relação à abordagem da figura da mulher nas diversas mídias, em especial nas reportagens jornalísticas). Para participar, basta enviar um e-mail para enpecomufpr@gmail.com informando: nome completo, CPF e nome da oficina para a qual está se inscrevendo. No assunto do e-mail deve constar “Inscrição ouvinte oficina”. Confira os detalhes clicando aqui.

15h às 18h: Oficinas
19h: Conferência de abertura: “Feminismo e política”
Convidados: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli, professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e coordenadores do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades.

9h às 12h: Oficinas
14h às 18h: 1ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*
19h: Mesa-redonda: ‘Gênero, linguagem e comunicação’
Convidados: Dina Maria Machado Andrea Martins Ferreira, professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará, e Luciana Panke, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

8h às 12h: 2ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*

* GTs: Comunicação e Sociedade, Comunicação e Política, Comunicação e Educação, Comunicação e Cultura, Comunicação e Consumo.

Serviço:
VII Encontro de Pesquisa em Comunicação: Comunicação e Gênero
Data: 24 a 26 de setembro
Local: Campus de Comunicação Social da UFPR | Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê | Curitiba (PR)
Data limite para inscrição como ouvintes e para as oficinas: até 11 de setembro
As inscrições e submissões de trabalho são gratuitas e devem ser feitas no site www.enpecom.ufpr.br.
Contato: enpecomufpr@gmail.com

Por equipe organizadora do Enpecom.