UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Open Education Week 2015 destacou importância do compartilhamento da produção acadêmica

As atividades foram realizadas nos RUs do Centro e do Campus Juvevê e no Prédio Histórico da UFPR. Imagem: Marcos Solivan
As atividades foram realizadas nos RUs do Centro e do Campus Juvevê e no Prédio Histórico da UFPR. Imagem: Marcos Solivan

Ao longo da vida acadêmica, os alunos produzem diversos trabalhos para disciplinas que ficam esquecidos depois de terem sido apresentados à turma e avaliados pelo professor. Com o objetivo principal de disponibilizar ao público toda essa produção, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) participou nesta semana da Open Education Week 2015. Na UFPR, foram desenvolvidas ações de panfletagem nos restaurantes universitários do Centro e do Campus Juvevê e no Prédio Histórico, na praça Santos Andrade.

Os folders entregues aos estudantes continham informações sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), sua importância e impactos sobre o ensino em todo o mundo. No portal do REA Paraná, é possível cadastrar documentos no repositório institucional – base de dados que tem como objetivo armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente conteúdos produzidos pela comunidade acadêmica. “Quando os alunos entendem que o repositório pode dar visibilidade ao aos seus trabalhos, eles se interessam muito”, conta a professora Marineli Meier, dirigente do Cipead, que considerou a participação da UFPR no evento um sucesso.

Para ela, é essencial que as pessoas conheçam esse serviço. “Podemos fazer um trabalho maravilhoso incluindo professores e alunos. A produção científica, teses e dissertações já recebem grande destaque, mas podemos ficar ainda melhores se mobilizarmos a nossa comunidade para compartilhar o material que já é produzido e fica guardado em computadores e pen drives”.

A atividade realizado durante a semana faz parte de um cronograma de ações para divulgar a existência e os objetivos do repositório que devem acontecer nos próximos meses, com agenda nos setores e nos conselhos superiores. Marineli explica que é preciso começar pelos docentes. “Muitos cursos têm produtos de disciplinas, mas eles não têm visibilidade e poderiam ser úteis para outros estudantes e para o currículo do próprio aluno. Temos que preparar os professores para que os trabalhos já sejam construídos de forma que possam se transformar num recurso educacional aberto”.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...