Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

ONG fundada na UFPR leva o nome do Paraná ao Fórum do Brics, em Moscou

FOTO: ASID
FOTO: ASID Brasil

A ONG ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças), que nasceu na UFPR, está levando o nome do Paraná para o primeiro Fórum da Sociedade Civil Brics, que começou hoje (29), em Moscou, na Rússia, e reúne mais de 500 representantes de governos, empresários, jornalistas e especialistas dos países que compõem o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Até quarta-feira (1º), eles vão discutir temas relacionados a saúde, educação, cultura, desenvolvimento, urbanização, entre outros, e definirão o documento “Recomendações da Sociedade Civil Brics para os líderes dos países do Brics”, que será apresentado à delegação oficial na Cúpula Brics em Ufa, em julho. Do Brasil, apenas a ASID e uma instituição de São Paulo estão no fórum.

“Esta é a primeira vez que o bloco dá ouvidos aos empreendedores que atuam na ponta e enfrentam dificuldades relacionadas à carga tributária, modelo de negócio, gestão, entre outros temas. Esperamos usar a experiência que obtivemos nesses cinco anos de trabalho da ASID Brasil com as escolas de educação especial para contribuir com a melhoria do cenário para os empreendedores sociais”, afirma, direto de Moscou, o diretor de Marketing da ASID Brasil e egresso de Economia da UFPR, Luiz Hamilton Ribas.

FOTO: ASID
FOTO: ASID Brasil

A ASID Brasil participará de uma mesa redonda que abordará o empreendedorismo social como ferramenta para superar desigualdades na sociedade, incluindo regulamentação legal, modelos e práticas de desenvolvimento. A ONG curitibana apresentará o trabalho que desenvolve para ajudar, gratuitamente, instituições a terem uma gestão otimizada e, então, oferecerem melhor atendimento a pessoas com deficiência. Segundo Ribas, nos últimos anos, os países do Brics têm investido no empreendedorismo social porque entendem que ele é parte importante da “economia positiva”, uma vez que os empreendedores sociais, diferentes de outros, direcionam o superávit para o desenvolvimento de suas atividades e obtenção de resultados socialmente significativos, e não ao pagamento de dividendos a acionistas.

Sobre a ASID

O egresso do curso de administração, Alexandre Amorim, foi um dos cinco vencedores do prêmio nacional Jovens Inspiradores 2014, realizado pela Veja.com. FOTO: Reprodução
O egresso do curso de Administração, Alexandre Amorim, foi um dos cinco vencedores do prêmio nacional Jovens Inspiradores 2014, realizado pela Veja.com. FOTO: Reprodução

A ASID começou como um trabalho de graduação na UFPR, no ano de 2008. Foi ideia de Alexandre Amorim, então aluno do curso de Administração, que se inspirou na própria irmã, portadora da Síndrome de Down. Na época, ele constatou a dificuldade de encontrar vagas para portadores de necessidades especiais em escolas públicas de Curitiba. Com base em conhecimentos da disciplina de Empreendedorismo e orientação da Escola Junior, Alexandre e Luiz Hamilton Ribas, passaram o ano de 2009 estudando a área da educação especial.

Fundada em 2010, ainda dentro da Universidade, a ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas de educação especial sem fins lucrativos, resultando na abertura de vagas no sistema. Já são 25 as instituições beneficiadas em Curitiba, além de outras no interior do Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.

O trabalho é totalmente gratuito para as escolas. Depois da aplicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Especial (IDEE), metodologia desenvolvida pela ONG que permite traçar o diagnóstico de cada escola de educação especial, a ASID traça o plano de ação, que pode envolver desde a capacitação dos gestores até a execução de obras nas escolas.

Para saber mais sobre a ASID, acesse o site www.asidbrasil.org.br ou a fanpage www.facebook.com/asidbr. Acesse a vídeo institucional: www.youtube.com/watch?v=tUt3WeOq_Io.

Com informações da assessoria de comunicação da ONG ASID Brasil

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...