Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Olimpíada Paranaense de Matemática 2017 premia estudantes e escolas

Aline Fernandes França     8 de dezembro de 2017 - 18h38

Cerimônia de premiação da OPRM.
Foto: Leonardo Bettinelli

A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) premiou, nesta sexta-feira (8), mais de 120 estudantes de escolas públicas e particulares do estado do Paraná. A cerimônia foi realizada no Teatro da Reitoria da UFPR.

A competição está na segunda edição e é coordenada pela Universidade Federal do Paraná. “Neste ano foram 4.484 inscrições em todo o estado. A Olimpíada cresceu e evoluiu”, comentou o presidente do comitê organizador da OPRM, professor Diego Otero.

Estudante Giovanni Assis recebendo a premiação.
Foto: Leonardo Bettinelli

Giovanni Assis evoluiu com a competição. Em 2016, o estudante recebeu medalha de prata e, nesta edição, conquistou o ouro. “Trabalhei duro, estudei muito e consegui. É uma grande conquista minha. Quero continuar participando da Olimpíada”, contou o estudante de 14 anos.

O primeiro lugar também é uma vitória para Danilo Beltrame, que veio de Ponta Grossa para receber o prêmio. “Eu me preparei bastante. O resultado é o reconhecimento do meu esforço”, concluiu.

A Olimpíada abrange as categorias: nível 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). Os estudantes ganharam medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Os colégios que se destacaram com maior número de alunos premiados também receberam troféus.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou os jovens talentos da matemática. “É um orgulho para o Brasil termos todo esse potencial. Vocês trazem otimismo para construirmos o futuro”, disse.

O chefe do Departamento de Matemática da UFPR, José Carlos Eidam, lembrou que a Olimpíada estabelece uma ponte com a sociedade. “O prêmio é um reconhecimento e as famílias dos alunos também se envolvem. A OPRM também é importante para estreitar os laços entre a universidade e as escolas”.

Familiares dos estudantes acompanharam a cerimônia de premiação. Isac Messias Michelon faturou uma das medalhas de bronze, e a mãe, Izabel Pereira Messias Michelon, estava orgulhosa. “Estamos eufóricos. Como mãe, é um momento único, uma satisfação ver o esforço dele recompensado”, afirmou.

Também participaram do evento o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, o vice-diretor do setor de Ciências Exatas, Alexandre Trovon e a coordenadora do curso de Matemática da UFPR, Elisângela de Campos.

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo

O Poti – Polo Olímpico de Treinamento Intensivo – é um dos projetos desenvolvidos para estudantes do ensino fundamental e médio na UFPR. As atividades preparam os alunos para eventos nacionais e internacionais de matemática. A proposta, de acordo com o chefe do Departamento de Matemática da UFPR, professor José Carlos Eidam, é aproximar o candidato do conteúdo das olimpíadas matemáticas. “As aulas do Poti acontecem durante todo o ano. Aqui o aluno tem um treinamento intensivo e adequado para as competições”, explica.

Giovanni Assis conta que o projeto contribuiu para a conquista da medalha de ouro na Olimpíada. “O Poti me ajudou principalmente nos conteúdos de geometria e álgebra. Foi essencial para conceitos e novas fórmulas”, destaca.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Diego Otero, o Poti dá mais recursos para os estudantes participarem de competições matemáticas. “Quando começamos a organizar a Olimpíada, achamos que deveríamos ter um projeto para auxiliar os alunos. Aproximadamente 15 integrantes do Poti foram premiados”, afirma.

OPRM

A Olimpíada Paranaense de Matemática é uma competição estadual para alunos do ensino fundamental e médio, coordenada pela Universidade Federal do Paraná. A prova abrange escolas públicas e particulares.

Inicialmente, a competição contou com mais de 4 mil inscritos. A segunda fase da OPRM reuniu mais de 360 alunos em seis polos do estado, no final do mês de setembro: Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR