Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR debaterá o clima em 3 eventos simultâneos

UFPR debaterá o clima em 3 eventos simultaneos.Foto - Reprodução

O clima – tema da Cúpula da ONU realizada agora em setembro, em New York – também será debatido em três eventos simultâneos que o Departamento de Geografia da UFPR promoverá de 14 a 17 deste mês. Durante esses quatro dias, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área de vários estados brasileiros e de países como Irlanda, Benin (África), França, Chile, Estados Unidos, Portugal, Argentina e México estarão reunidos no auditório da Fiep (Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico).

Os eventos – XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), do V Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e da reunião da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional (CoC-UGI) – serão abertos às 16 horas, no auditório I, com conferência dos estudiosos Michel Boko, da Universidade de Aboumey (Benin); Gerald Mills, presidente da Associação Internacional de Clima Urbano, (Irlanda); e Francisco Mendonça, do Departamento de Geografia da UFPR e um dos coordenadores dos eventos.

Mudanças climáticas globais

Além das conferências, diversas outras modalidades de discussão são ofertadas aos participantes: minicursos; apresentação de comunicações orais via pôster e painel; fóruns, e mesas redondas. Em todos esses momentos, explica o professor Francisco, a temática central será “as mudanças climáticas globais, assunto esse de primeira ordem da pauta científica, econômica, cultural e política da contemporaneidade”. A ideia é, destaca o coordenador, colocar em evidência as mais recentes construções teóricas e conhecimentos acerca da temática.

Manifestações realizadas em vários países em defesa do meio ambiente. Foto: Reprodução

O professor Wilson Flávio Roseghini, que também está na organização geral dos eventos, ressalta que para aglutinar as contribuições dos participantes, foram eleitos seis eixos temáticos, que nortearão as discussões. São eles: Teoria e metodologia dos estudos do clima: mudanças e perspectivas; Modelagem quantitativa e qualitativa em climatologia; Riscos, vulnerabilidades e resilliência associados ao clima; Climatologia aplicada: clima urbano, agroclimatologia, saúde, etc; Ensino de climatologia; e Climatologia tropical: estudos e perspectivas. A íntegra completa da programação dos eventos pode ser visualizada em http://www.abclima.ggf.br/sbcg2014/prog.php

Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...