Ensino e Educação

Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas realiza atividades acadêmicas com docente da Espanha

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2018 - 15h29

Professor Nicolás Martínez-Varcácel, da Universidade de Murcia, ministrou seminário sobre análise de manuais escolares na UFPR.

Em decorrência das atividades voltadas à formação em pesquisa de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de outros programas da UFPR, o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas realizou atividades acadêmicas com a presença do professor Nicolás Martínez-Varcácel, da Universidade de Murcia, na Espanha. Entre os objetivos da ação está o fortalecimento dos processos de internacionalização já em curso pela colaboração com instituições espanholas.

A programação contou com a palestra “Voz de los alumnos como tetimonio: el uso de los manulares de História” e com o seminário “Metodologia de pesquisa para análise de recursos presentes em livros didáticos e elaboração de modelos apropriados ao caso brasileiro”.

Participaram dos eventos, no início deste mês, pesquisadores associados ao Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR, incluindo professores e alunos da UTFPR, do IFPR Campus Curitiba e da UNESPAR.

As atividades tiveram apoio do PPGE e do CNPq, e estão articuladas às ações que começam a ser desenvolvidas no projeto SmartMinds: internacionalização das Humanidades na esfera pública (UFPR), no âmbito do Projeto CAPES/Print-UFPR.