Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nova resolução facilita inserção internacional da UFPR

A Resolução n.º 12/17, aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai simplificar e desburocratizar os pedidos de cotutela internacional para orientação de mestrado e doutorado. Ainda não havia oficialmente uma normativa para os pedidos.

O diretor da Agência UFPR Internacional, professor André de Macedo Duarte, destacou a maior agilidade que os programas de pós-graduação terão ao realizar novos pedidos. “Com esta nova normativa e a sua difusão, vai se ampliar o número de propostas de cotutelas aprovadas. Quando o procedimento está claramente discriminado, as pessoas sabem o que tem que ser feito e que não há nenhuma dificuldade no processo, e assim  têm mais interesse”, disse.

Duarte explica ainda que o procedimento terá um trâmite mais rápido e simplificado porque os órgãos internos da universidade não precisarão elaborar pareceres mais complexos sobre os acordos. “Por exemplo, o processo não terá que passar por parecer da PRPPG ou da Agência UFPR Internacional. Nós simplesmente avaliaremos se o processo está bem instruído. Se houver interesse de ambas as partes em fazer o processo de cotutela, ele será feito” completa o diretor.

Outra novidade é que a partir de agora não será necessário haver um acordo institucional entre a UFPR e a instituição do exterior para estabelecer a cotutela. Duarte explica que “os acordos não dependem mais de todo um processo de acordo geral de cooperação acadêmica entre universidades, havendo interesse dos programas [de pós-graduação] isso pode ser feito muito rapidamente, de forma desburocratizada, isso é mais um atrativo no sentido da internacionalização”.

O professor Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, conta que não existia resolução de cotutela nem de dupla titulação na UFPR. “Nós carecíamos de processo oficial de reconhecimento à creditação dessas atividades, que são feitas em parceria entre pesquisadores orientadores do Brasil e do exterior”, diz.

Segundo Mendonça, a partir dos novos processos estabelecidos pela resolução será possível para a universidade ter um conhecimento maior sobre estes acordos, mantendo o controle sobre o número destas iniciativas e de seus resultados. Estes novos procedimentos vão permitir maior facilidade na prestação de contas e na execução das estratégias de inserção internacional da UFPR.

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...