NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
Lamentavelmente o Museu Nacional, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi consumido em grande parte pelas chamas. Neste momento, o sentimento de pesar e solidariedade com esta situação de perda irreversível para a história, cultura e pesquisa brasileira é uníssono entre todas as universidades federais brasileiras.
Os documentos, obras e peças de valor arqueológico, antropológico, histórico e cultural são propriedade do povo brasileiro, que assiste impotente, neste triste acontecimento, a perda de parte significativa de nossa memória e nossa ciência. Impossível não conectar e mostramos as relações intrínsecas entre este fato e a precarização das universidades públicas no Brasil. Em particular, o risco que ainda correm nossas futuras gerações com o congelamento do gasto público por 20 anos.
A UFPR solidariza-se com a comunidade acadêmica da UFRJ e do Museu Nacional e se coloca à disposição para todo o apoio possível neste momento crítico.
Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]