Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

No Dia Mundial da Enfermagem, curso da UFPR comemora 40 anos

Comemoração dos 40 anos do curso de Enfermagem - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Em uma tarde com direito a inauguração de sala, descerramento de placa comemorativa e coquetel, o curso de Enfermagem da UFPR deu início no dia 12/05 às comemorações pelos 40 anos da criação do curso, ocorrida em 27 de maio de 1974. Os festejos fazem parte da Semana Integrada de Enfermagem, que terá eventos até a sexta-feira (16).

Na solenidade de abertura da programação, o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, destacou a importância de se refletir sobre o trabalho que precisou ser feito para que aquele momento pudesse existir. “Para cada ocasião de festejo, foram horas, dias, meses e anos de sangue, suor e lágrimas despendidos”, disse. “É justo que comemoremos.”

Solenidade comemorativa dos 40 anos do curso de Enfermagem - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Ex-diretor do Setor de Ciências da Saúde, Mulinari lembrou a participação que teve em momentos importantes da história do curso de Enfermagem, como a construção da nova sede. “Nosso setor é o único que construiu uma sede exclusivamente com recursos próprios”, disse. A atual diretora, Claudete Regiane, destacou a atuação dos docentes do curso. “Se tivéssemos na universidade mais professores com a garra que têm os de Enfermagem, teríamos cursos ainda melhores do que os que já temos.”

Na cerimônia, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná (ABEn-PR), Denise Faucz Kletemberg, abriu ainda a 75ª Semana Paranaense de Enfermagem. Ex-aluna de graduação, especialização e mestrado e ex-professora substituta do curso da UFPR, Denise aproveitou a ocasião, Dia Mundial da Enfermagem, para falar sobre o papel do enfermeiro na sociedade. “Nossa utilidade social é o cuidado baseado na solidariedade a partir do momento em que reconhecemos o sofrimento do outro e tentamos mitigá-lo.”

Fachada do prédio que abriga o curso de Enfermagem, no campus Jardim Botânico - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A criação do curso de Enfermagem da UFPR foi autorizada em 27 de maio de 1974, e o primeiro vestibular ocorreu no ano seguinte. “As primeiras professoras foram enfermeiras do Hospital de Clínicas [HC]”, lembrou o presidente da comissão dos 40 anos do Curso de Enfermagem, professor Paulo de Oliveira Perna.

Responsável pelo levantamento da memória do departamento, Perna prestou homenagens a alguns grupos que considerou fundamentais para essa história. Além das primeiras professoras do curso, foram lembradas as enfermeiras aposentadas do HC, os servidores técnico-administrativos, ex-alunos e ex-professores substitutos.

Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, a estudante Thaís Souza defendeu a autonomia do HC da UFPR e a jornada de 30 horas semanais para enfermeiros.

Descerramento de placa comemorativa dos 40 anos do curso de Enfermagem - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Participaram da solenidade ainda a diretora de enfermagem do HC, Marilene Loewen Wall; a coordenadora do curso de Enfermagem, Elizabeth Bernardino; a chefe do departamento, Maria Marta Nolasco Chaves; e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Luis Eugênio Miranda. “Há 40 anos UFPR tem sido muito importante na formação de profissionais de qualidade para a nossa categoria”, disse Miranda.

A UFPR já formou 1.349 enfermeiros, dos quais 81, ou 0,06%, são homens. Foram exatamente 69 turmas constituídas, sendo a 70ª a que inicia as aulas no segundo semestre de 2014. Em 1992 foram implantados os primeiros cursos de pós-graduação latu sensu. Em 1996, começou a ser produzida a revista Cogitare. Mestrado e doutorado iniciaram respectivamente em 2003 e 2010.

A solenidade foi seguida pela inauguração do Espaço da Memória, onde ficarão armazenados documentos, fotos e objetos da história do curso; e pelo descerramento de uma placa alusiva à comemoração pelos 40 anos.

Célio Yano

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...