Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

No Dia da Consciência Negra, UFPR homenageará a primeira engenheira negra do Brasil

A Universidade Federal do Paraná vai celebrar o Dia da Consciência Negra, na próxima terça-feira (20), com uma homenagem a Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil e a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil no Paraná. Filha de uma empregada doméstica, Enedina tornou-se um exemplo de superação e sua trajetória, marcada pela participação em obras como a usina Capivari-Cachoeira, será reconhecida com uma placa no Setor de Tecnologia da UFPR.

Enedina Alves Marques nasceu em Curitiba em 1913 e foi criada na casa dos patrões de sua mãe, o que lhe abriu a oportunidade de estudar em boas escolas. Foi professora em cidades do interior e, de volta a Curitiba, prestou serviços domésticos e trabalhou com turmas de alfabetização. Formou-se em Engenharia Civil em 1945, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná (depois UFPR).

Como engenheira, participou dos projetos e da construção de obras como o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário. Seu maior feito, porém, é um túnel escavado no granito maciço da Serra do Mar, como parte das obras da usina Capivari-Cachoeira. Trabalhando num ambiente predominantemente masculino, Enedina soube se impor com um comportamento enérgico e rigoroso, que lhe permitiu superar barreiras sociais, econômicas e culturais.

Enedina Alves Marques morreu em 1981, aos 68 anos, sem deixar descendentes.

A placa em homenagem a essa pioneira será descerrada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca e pelo diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, professor Horácio Tertuliano dos Santos Filho.

Homenagem a Enedina Alves Marques
Data: 20 de novembro – terça-feira
Horário: 11 horas
Local: hall do prédio de Administração do Setor de Tecnologia – Centro Politécnico – Avenida Cel. Francisco H. dos Santos, 100

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...