Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Museu de Arte da UFPR recebe obras de importantes artistas paranaenses

O reitor Ricardo Marcelo com familiares de Domício Pedro. Foto: Leonardo Betinelli

O acervo do Museu de Arte da UFPR (MusA) foi reforçado esta semana com a doação de 10 obras: três pinturas e sete gravuras. São criações de três importantes artistas do Paraná:  Alcy Xavier, Domício Pedroso e Dulce Osinski. Os termos de doação foram assinados nesta quarta-feira (9) por Dulci Osinski, pela viúva de Domício Pedroso, Leyla Gomes de Mattos Pedroso, e pela filha de Alcy Xavier – também falecido –, Heidi Milder Xavier, em cerimônia com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Franklin Gorsdorf.

Alcy Xavier é um dos expoentes do expressionismo no Paraná e foi co-fundador do Círculo de Artes Plásticas do Paraná no final dos anos 1950. Domício Pedroso é considerado um dos pioneiros da arte abstrata e da serigrafia no estado, além de ter sido coordenador do escritório regional da Funarte de Curitiba em 1981. Além do seu trabalho como artista plástica, Dulce Osinski é uma das idealizadoras do museu e professora do Departamento de Artes da Universidade.

A artista plástica Dulce Osinski, que também é professora da UFPR. Foto: Leonardo Betinelli

“Nossa Universidade é centenária e patrimônio cultural do Estado. Existem várias maneiras de exaltá-la. Pode ser pelo tamanho, pelos metros quadrados. Eu prefiro valorizar as pessoas que fizeram e fazem parte dessa história”, disse o reitor Ricardo Marcelo ao receber as doações.

Para o pró-reitor Leandro Gorsdorf, as doações contribuem para consolidar o MusA como um espaço de educação e inclusão. “Tenham certeza de que as obras estão em boas mãos. Vamos fazer de tudo para democratizar o acesso a bens culturais”, afirmou.

Para os artistas e familiares, fica a alegria de compartilhar as produções. “Domício teve destaque na pintura do Paraná, então é importante que fique uma obra para ser estudada. A arte vai e volta, e o que antes era antigo pode voltar a ter representatividade”, analisa a viúva do artista.

A filha de Alcy Xavier, Heidi Milder Xavier, assina o termo de doação. Foto: Leonardo Betinelli

O Musa está localizado no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. O local fica fechado para manuntenção até o fim de agosto. A partir de setembro, abre de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para mais informações, ligue para (41) 3310-2603 ou mande um e-mail para musa@ufpr.br .

 

Veja todas as fotos no Flickr da UFPR:

https://www.flickr.com/photos/ufpr/albums/72157687303741546/with/36422876196/

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...