Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR comemora 55 anos e lança website

Superintendência de Comunicação Social     19 de novembro de 2018 - 16h15

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR lança, em comemoração aos seus 55 anos, seu novo website, que centraliza informações e notícias sobre as unidades, exposições em cartaz e anteriores, eventos, produtos didáticos, redes sociais e formas de contato. A ação foi idealizada com o objetivo de manter o MAE como um museu moderno e adequado às novas tecnologias.

Desde sua revitalização, na última década, o MAE desenvolve uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações, produtos educativos e lúdicos, como jogos eletrônicos, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio.

Novo website www.mae.ufpr.br

Neste período, o Museu desenvolveu 12 tipos diferentes de caixas didáticas, material voltado a levar o Museu para as escolas; ofertou 16 diferentes exposições temporárias; instalou, pela lei de incentivo à cultura, sua exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens”; e, por meio de editais públicos, produziu uma dezena de publicações educativas diferentes, a maior parte sob o selo da Editora UFPR. O MAE também produziu dois jogos eletrônicos — o ArqueoGame e o Jogo da Bernuncia — que tratam de forma lúdica os conhecimentos da Arqueologia e da Cultura Popular.

Com programas e projetos de extensão universitária, o Museu se propõe a ser um espaço participativo da comunidade, tornando-se cada vez mais aberto para a pesquisa, o ensino, as expressões artísticas e a difusão do conhecimento.

Todo este trabalho, realizado pela equipe de professores e técnicos do MAE, é feito a partir da orientação de atividades formativas dos alunos da UFPR. Anualmente o MAE recebe em média 30 bolsistas de extensão de áreas diversas (Ciências Sociais, Design Gráfico, Design de Produto, História, Geografia Artes Visuais, Produção Sonora, Ciência da Computação, e Psicologia), que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e aprender sobre temas que vão além das suas grades curriculares.

55 anos de história

Logo de celebração de 55 anos do Museu é lançada junto com Website. Divulgação/MAE-UFPR

No dia 29 de julho de 1963, José Loureiro Fernandes, à época catedrático de Antropologia da Universidade do Paraná, em seu discurso de inauguração do então Museu de Arqueologia e Artes Populares (MAAP), disse: “não tenho dúvida de afirmar que consolidado está o futuro dos estudos de Antropologia no Paraná e que este museu, hoje inaugurado, será um dos mais fecundos centros do seu progresso nos setores da Arqueologia e das Artes Populares”.

Após a guarda do edifício tombado – Colégio Jesuíta de Paranaguá – ser confiada à Universidade Federal do Paraná, em 1958, o professor passou a organizar o MAAP, que hoje se chama Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

O museu foi instituído em 26 de janeiro de 1962, depois de reformas e restaurações no edifício. A inauguração e abertura, no entanto, aconteceram mais de um ano depois, propositalmente no mesmo dia do aniversário da cidade de Paranaguá, onde está localizada a sede expositiva do MAE.

Vista do Colégio Jesuíta, em frente ao rio Itiberê, quando ainda não era aterrado. Autor e data da foto desconhecidos – aproximadamente início do século XX. Acervo MAE-UFPR

A proposta de Loureiro Fernandes para o museu estava centrada na recuperação das tradições populares e na divulgação das pesquisas em Arqueologia, que estavam em pleno desenvolvimento no Paraná no período de fundação do museu. Essa proposta inicial permaneceu até o ano de 1992, quando o museu sofreu modificações em sua estrutura e passou a denominar-se Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAEP). No ano de 1999, o museu teve novamente seu nome alterado para Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE).

Entre 2002 e 2009, o MAE passou por um processo de revitalização, envolvendo várias ações: o restauro de sua Sede Histórica; a criação da Reserva Técnica em Curitiba, para onde, por questões, sobretudo técnicas, foi trasladado o acervo; a inauguração da Sala Didático-Expositiva; e a reformulação das prioridades e formas de atuação do museu.

Visite e saiba mais: www.mae.ufpr.br

Com informações da Equipe Difusão Cultural, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.