Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR comemora 55 anos e lança website

Superintendência de Comunicação Social     19 de novembro de 2018 - 16h15

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR lança, em comemoração aos seus 55 anos, seu novo website, que centraliza informações e notícias sobre as unidades, exposições em cartaz e anteriores, eventos, produtos didáticos, redes sociais e formas de contato. A ação foi idealizada com o objetivo de manter o MAE como um museu moderno e adequado às novas tecnologias.

Desde sua revitalização, na última década, o MAE desenvolve uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações, produtos educativos e lúdicos, como jogos eletrônicos, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio.

Novo website www.mae.ufpr.br

Neste período, o Museu desenvolveu 12 tipos diferentes de caixas didáticas, material voltado a levar o Museu para as escolas; ofertou 16 diferentes exposições temporárias; instalou, pela lei de incentivo à cultura, sua exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens”; e, por meio de editais públicos, produziu uma dezena de publicações educativas diferentes, a maior parte sob o selo da Editora UFPR. O MAE também produziu dois jogos eletrônicos — o ArqueoGame e o Jogo da Bernuncia — que tratam de forma lúdica os conhecimentos da Arqueologia e da Cultura Popular.

Com programas e projetos de extensão universitária, o Museu se propõe a ser um espaço participativo da comunidade, tornando-se cada vez mais aberto para a pesquisa, o ensino, as expressões artísticas e a difusão do conhecimento.

Todo este trabalho, realizado pela equipe de professores e técnicos do MAE, é feito a partir da orientação de atividades formativas dos alunos da UFPR. Anualmente o MAE recebe em média 30 bolsistas de extensão de áreas diversas (Ciências Sociais, Design Gráfico, Design de Produto, História, Geografia Artes Visuais, Produção Sonora, Ciência da Computação, e Psicologia), que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e aprender sobre temas que vão além das suas grades curriculares.

 

55 anos de história

Logo de celebração de 55 anos do Museu é lançada junto com Website. Divulgação/MAE-UFPR

No dia 29 de julho de 1963, José Loureiro Fernandes, à época catedrático de Antropologia da Universidade do Paraná, em seu discurso de inauguração do então Museu de Arqueologia e Artes Populares (MAAP), disse: “não tenho dúvida de afirmar que consolidado está o futuro dos estudos de Antropologia no Paraná e que este museu, hoje inaugurado, será um dos mais fecundos centros do seu progresso nos setores da Arqueologia e das Artes Populares”.

Após a guarda do edifício tombado – Colégio Jesuíta de Paranaguá – ser confiada à Universidade Federal do Paraná, em 1958, o professor passou a organizar o MAAP, que hoje se chama Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

O museu foi instituído em 26 de janeiro de 1962, depois de reformas e restaurações no edifício. A inauguração e abertura, no entanto, aconteceram mais de um ano depois, propositalmente no mesmo dia do aniversário da cidade de Paranaguá, onde está localizada a sede expositiva do MAE.

Vista do Colégio Jesuíta, em frente ao rio Itiberê, quando ainda não era aterrado. Autor e data da foto desconhecidos – aproximadamente início do século XX. Acervo MAE-UFPR

A proposta de Loureiro Fernandes para o museu estava centrada na recuperação das tradições populares e na divulgação das pesquisas em Arqueologia, que estavam em pleno desenvolvimento no Paraná no período de fundação do museu. Essa proposta inicial permaneceu até o ano de 1992, quando o museu sofreu modificações em sua estrutura e passou a denominar-se Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAEP). No ano de 1999, o museu teve novamente seu nome alterado para Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE).

Entre 2002 e 2009, o MAE passou por um processo de revitalização, envolvendo várias ações: o restauro de sua Sede Histórica; a criação da Reserva Técnica em Curitiba, para onde, por questões, sobretudo técnicas, foi trasladado o acervo; a inauguração da Sala Didático-Expositiva; e a reformulação das prioridades e formas de atuação do museu.

Visite e saiba mais: www.mae.ufpr.br

 

Com informações da Equipe Difusão Cultural, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR