Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

‘Mulheres na Ciência’ é tema de exposição da UFPR na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Superintendência de Comunicação Social     10 de outubro de 2018 - 17h24

A Universidade Federal do Paraná realiza, entre os dias 15 e 20 de outubro, a Exposição “Mais (cons)Ciência, Menos Desigualdade de Gênero” na Biblioteca Pública do Paraná. A programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e é promovida por meio dos projetos de extensão Astro, Ciência e Arte e FiBrA, dos Departamentos de Física e de Química da UFPR.

Na exposição, será enfatizada a desigualdade de gênero nas Ciências. Com painéis ilustrativos, manifestações artísticas, fotografias e dados históricos e atuais, o público poderá conhecer as trajetórias (im)possíveis das mulheres no campo científico. Também haverá jogos e atividades lúdicas; experimentos interativos de Física; sessões de Planetário; música e poesia.

O tema da SNCT é “Ciência para a Redução das Desigualdades” e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A exposição, aberta ao público, é gratuita e faz parte das ações do Projeto “Ciência e Arte: estratégias e ações de Popularização e Divulgação Científica para a inclusão social e redução das desigualdades de gênero”, coordenado pela professora Camila Silveira, do Departamento de Química, em parceria com o programa de extensão universitária Centro de Divulgação de Física da UFPR. O projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento de popularização e divulgação científica que ocorre desde o ano de 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

 

Serviço

Local: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba/PR

Dias e horários:
15 de outubro de 2018 das 14h às 20h
16 a 19 de outubro das 8h30min às 20h
20 de outubro das 8h30min às 13h

Atividades: Mostra sobre Mulheres nas Ciências; Jogos e Atividades Lúdicas; Experimentos Interativos de Física; Ciência e Arte; Sessões de Planetário (com retirada de ingresso). Todas as atividades são gratuitas e adequadas para crianças.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR