Extensão e Cultura

‘Mulheres na Ciência’ é tema de exposição da UFPR na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Superintendência de Comunicação Social     10 de outubro de 2018 - 17h24

A Universidade Federal do Paraná realiza, entre os dias 15 e 20 de outubro, a Exposição “Mais (cons)Ciência, Menos Desigualdade de Gênero” na Biblioteca Pública do Paraná. A programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e é promovida por meio dos projetos de extensão Astro, Ciência e Arte e FiBrA, dos Departamentos de Física e de Química da UFPR.

Na exposição, será enfatizada a desigualdade de gênero nas Ciências. Com painéis ilustrativos, manifestações artísticas, fotografias e dados históricos e atuais, o público poderá conhecer as trajetórias (im)possíveis das mulheres no campo científico. Também haverá jogos e atividades lúdicas; experimentos interativos de Física; sessões de Planetário; música e poesia.

O tema da SNCT é “Ciência para a Redução das Desigualdades” e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A exposição, aberta ao público, é gratuita e faz parte das ações do Projeto “Ciência e Arte: estratégias e ações de Popularização e Divulgação Científica para a inclusão social e redução das desigualdades de gênero”, coordenado pela professora Camila Silveira, do Departamento de Química, em parceria com o programa de extensão universitária Centro de Divulgação de Física da UFPR. O projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento de popularização e divulgação científica que ocorre desde o ano de 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

Local: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba/PR

Dias e horários:
15 de outubro de 2018 das 14h às 20h
16 a 19 de outubro das 8h30min às 20h
20 de outubro das 8h30min às 13h

Atividades: Mostra sobre Mulheres nas Ciências; Jogos e Atividades Lúdicas; Experimentos Interativos de Física; Ciência e Arte; Sessões de Planetário (com retirada de ingresso). Todas as atividades são gratuitas e adequadas para crianças.