Bioquímica recebe até hoje, quarta-feira (11), inscrição para 15 vagas no mestrado

Prédio do Setor de Ciências Biológicas.Foto:ACS

Encerra hoje, quarta-feira (11), o prazo para inscrição para as 15 vagas ofertadas no mestrado em Ciências Bioquímica do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. Este Programa, nota 6 na última avaliação da Capes e, portanto, classificado entre os mais conceituados do Brasil. Interessados devem acessar o endereço eletrônico http://www.pgbioq.ufpr.br para terem acesso ao formulário e demais documentos exigidos no edital do processo seletivo.

Segundo a coordenadora do Programa, Glaucia Regina Martinez, os candidatos poderão optar entre quatro linhas de pesquisa: Bioquímica e Biologia Molecular de Microorganismos; Bioquímica Farmacológica e Metabolismo Celular; Enzimologia e Biotecnologia; e Química de Carboidratos. Os aprovados em qualquer uma dessas áreas disporão de bolsas de estudo de agências financiadoras como Capes e CNPq, que serão distribuídas de acordo com a disponibilidade e classificação dos candidatos no processo seletivo.

Público Alvo

A coordenadora ressalta que essa Pós-Graduação em Ciências Bioquímica destina-se principalmente a profissionais graduados nas diversas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde. Também é indicado ao público das Engenharias (Química, Florestal, de Bioprocessos, Agronomia), além de outros profissionais que tenham as disciplinas de Química, Bioquímica e/ou Biologia Molecular em seu currículo de graduação.

Glaucia Martinez explica que a grande procura tanto no mestrado quanto no doutorado ofertados por este Programa de Pós-Graduação, o mais antigo da Universidade Federal do Paraná, se dá em função da formação acadêmica e profissional de alto nível que oferta e por ser consolidado, de excelência e reconhecido nacional e internacionalmente. Os alunos têm oportunidades de se desenvolverem cientificamente, de treinar e dominar técnicas de análise instrumental de última geração, garante a coordenadora.

Mercado de Trabalho

Essa sólida formação que mestres e doutores recebem garante a eles, explica a docente, atuação como professores em diversas universidades públicas e privadas do país, entre elas estão a própria UFPR, e as federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Há, também, mercado de trabalho para os profissionais em institutos de pesquisa públicos e na iniciativa privada.