Ciência e Tecnologia

Mestrado e doutorado em Gestão da Informação divulgam seleção complementar gratuita; inscrições abertas até 18/3

Camille Bropp     10 de janeiro de 2018 - 15h07

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Gestão da Informação (PPGGI) abriu processo seletivo complementar para escolher até 25 mestrandos e oito doutorandos, para ingresso no primeiro semestre de 2018 (leia aqui o edital). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 18 de março por meio do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (Siga).

O formulário de inscrição para o mestrado pode ser acessado aqui, enquanto o para candidatos do doutorado está disponível aqui.

As duas linhas de pesquisa são alinhadas com as exigências do mercado de trabalho no âmbito da gestão organizacional. A linha de Informação, Conhecimento e Estratégia (ICE), coordenada por Glauco Gomes de Menezes, se concentra na missão de aprendizagem que informação e conhecimento possuem nas organizações, uma vez que ajudam no processo decisório. Já a linha Informação, Tecnologia e Gestão (ITG), coordenada por Cícero Aparecido Bezerra, aborda a informação e a tecnologia como fatores essenciais para a efetividade gerencial. Por isso, o foco dela é o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas que transformem a informação em insumo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de Informação, Tecnologia e Gestão.

Dos selecionados, o programa exige dedicação mínima 12 horas semanais para o mestrado e de 20 horas semanais para o doutorado.

Documentação

Ao preencher o requerimento de inscrição disponibilizado no Siga, o candidato deverá informar a área de concentração, a linha de pesquisa e a primeira opção de orientador do corpo docente do PPGGI.

O requerimento deve ser acompanhado de uma série de documentos que precisam ser enviados pelo sistema em formato pdf.

O projeto de pesquisa também deve ser enviado pelo sistema e precisa ser inédito, com no máximo dez páginas, formatado conforme as regras da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e articulado com as linhas de pesquisa do programa. Outro ponto importante é que o documento não deve trazer a identificação do candidato, seja no texto ou no nome do arquivo digital, sob pena de desclassificação do candidato.

Uma deles é o formulário de solicitação de orientação (anexo II do edital), em que constam dois possíveis orientadores para o projeto. Outro é a cópia do diploma ou documento que comprove conclusão de curso em nível superior, seja bacharelado, tecnológico ou licenciatura, para os candidatos ao mestrado, e de título de mestrado para os interessados no doutorado. Os cursos precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Também são exigidos a cópia do Currículo Lattes (preenchido na Plataforma CNPq), acompanhados dos documentos comprobatórios; documentos pessoais; fotografia recente (em jpeg); e declaração de comprometimento com as horas mínimas semanais, além de de duas cartas de recomendações de professores com que o candidato conviveu em sua vida acadêmica.

Resultado

O resultado do processo seletivo, que ocorrerá em quatro etapas (prova, análise do projeto, análise de currículo e entrevista) será divulgado em 3 de abril.

Mais informações pelo e-mail ppgcgti@ufpr.br.