Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Meio Ambiente: pesquisadores discutem recuperação de áreas degradadas


Cerca de 400 pessoas já estão inscritas no 10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (Sinrad), maior evento do gênero no Brasil. Realizado em Foz do Iguaçu, de 15 a 19 de setembro, juntamente com o Seminário Internacional de Engenharia Natural, o evento vai discutir possibilidades de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Ambos vão também avaliar soluções práticas e casos de sucesso na reabilitação e restauração de áreas comprometidas. Os encontros são organizados pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade).

A programação inclui, nos dias 15 e 16, o Simpósio, no dia 17, visita técnica à Itaipu para acompanhar a oficina “Recomposição florestal de margens do reservatório e corredor de biodiversidade”, e dias 18 e 19, o 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural, que promoverá a discussão sobre técnicas de bioengenharia de solos, aplicáveis em atividades como mineração, urbanização e construção de rodovias e de barragens, entre outras, e que integram conceitos estéticos e ambientais, utilizando como elementos estruturas de vegetação viva e materiais inertes.
“O problema da degradação ambiental é universal”, diz o presidente da Sobrade, Mauricio Balensiefer, professor do curso de Engenharia Florestal da UFPR. Ele cita o exemplo da Floresta com Araucária, que já teve mais 97% da área original derrubada.

Serão ofertados ainda 12 minicursos. Entre eles, “Ecossistemas Aquáticos: Degradação e Recuperação com Ênfase em Aquicultura”, “Técnicas e práticas alternativas para a restauração ecológica”, “Geotecnologias como ferramenta para a identificação e monitoramento de áreas degradadas”, “Vegetação e telhados verdes urbanos: estética como mitigação e prevenção de enchentes”, “Manejo biotécnico de bacias hidrográficas: projeto conceitual de técnicas de engenharia natural” e “Mudanças climáticas, os desastres e as medidas e proteção das encontras e margens de rios: obras estruturais x bioengenharia”.

As atividades serão no Cine Barrageiros, da Itaipu Binacional. Para conferir a programação completa, acesse o site http://www.sobrade.com.br. As inscrições permanecem abertas, com preços especiais até o dia 30 de setembro e após essa data, com novos valores.

Serviço:
10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas e 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural
Data: de 15 a 19 de setembro de 2014
Local: Cine Teatro Barrageiros da Itaipu Binacional – Av. Tancredo Neves, 6731, Foz do Iguaçu/PR
Inscrições e informações: (41) 3360-4256/4255 ou cursos@sobrade.com.br
http://www.sobrade.com.br

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...