Matrículas dos aprovados no Vestibular 2014/2015 se encerram nesta sexta-feira (23)

Aprovados devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Foto: Marcos Solivan

Depois de comemorar a aprovação no vestibular da UFPR, os calouros devem ficar atentos ao calendário de matrículas da Universidade. O registro acadêmico dos candidatos aprovados na Chamada Geral, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre, tem início nesta segunda-feira (19) e segue até dia 23 de janeiro.

O local e horário para o registro são específicos para cada curso. Os aprovados devem acessar esse link para consultar local, data, horário e documentos necessários para o seu registro. Para fazer sua consulta individual, os candidatos precisam informar seu número de inscrição e sua senha.

As informações também estão disponíveis no Guia do Candidato, que pode ser acessado no site do Núcleo de Concursos.

É importante ressaltar que os calouros devem estar presentes no horário estipulado para o seu curso. Se o registro acadêmico não for efetivado, o candidato perde o direito à vaga. O registro será feito nos seguintes períodos, conforme o campus:

Curitiba e Pontal do Paraná
: período de 19 a 23 de janeiro de 2015.

Prédio Central da UFPR: Praça Santos Andrade, 50, Centro, Curitiba.

Apenas os cursos com Processo Seletivo Estendido terão o registro acadêmico no dia 15 de julho de 2015.

Palotina
: dia 19 de janeiro de 2015.

Campus de Palotina: Rua Pioneiro, 2153, Palotina.

Litoral
: período de 21 a 23 de janeiro de 2015.

Campus do Setor Litoral: Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos.

Jandaia
: dias 21 e 22 de janeiro de 2015.

Campus de Jandaia: Rua Dr. João Maximiano, 426, Jandaia.

Registro por procuração

O candidato que não puder comparecer pode enviar um representante em seu lugar, que deverá entregar procuração pública ou instrumento particular, com firma reconhecida em cartório. O modelo de procuração pode ser encontrado no Guia do Candidato.

Chamadas complementares

Os candidatos que ainda não conquistaram a sua vaga devem acompanhar o calendário de Chamadas Públicas Nominais. O Núcleo de Concursos convocará os candidatos para as chamadas complementares do vestibular 2014/2015. O procedimento é o mesmo adotado no ano passado: em cada chamada, o NC convocará uma quantidade de candidatos três vezes maior do que o número de vagas remanescentes em cada curso.

O candidato deve então comparecer no local e no horário para os quais foi convocado. Para cada curso serão chamados os candidatos presentes até que se preencha o total de vagas remanescentes.

Documentos

A lista de documentos exigidos para o registro acadêmico varia de acordo com o perfil dos candidatos – candidatos que optaram pela concorrência geral ou pela modalidade de cotas. É imprescindível a apresentação de fotocópias autenticadas dos documentos. Originais sem a fotocópia autenticada não serão aceitos.

Confira a documentação necessária aos candidatos que optaram pela concorrência geral:

– Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar do Ensino Médio Regular. A apresentação de fotocópia autenticada do Diploma, devidamente registrado, de Ensino Superior dispensa a comprovação do Ensino Médio.

– Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;

– Fotocópia autenticada de documento de identificação:
1) carteira de identidade civil ou militar (RG). Somente serão aceitos documentos com fotos recentes e dentro do prazo de validade. Excepcionalmente poderão ser aceitos outros documentos expedidos por órgãos oficiais de identificação desde que apresentem foto, dados pessoais (nome, data de nascimento, filiação, local de nascimento) e estejam dentro do prazo de validade.
2) candidatos estrangeiros deverão apresentar fotocópia autenticada do RNE-PERMANENTE. O RNE-Temporário ou Protocolo, para fins de registro acadêmico, será aceito a título precário mediante assinatura de Termo de Responsabilidade, através do qual o candidato assumirá compromisso de substituí-lo por RNE-PERMANENTE, até o prazo de seu vencimento. Caso o candidato não consiga regularizar sua situação de permanência no Brasil até data de vencimento do RNE-Temporário ou Protocolo, seu registro acadêmico será automaticamente CANCELADO.

– Comprovante de situação cadastral no CPF (obtido no site da Receita Federal);

– Candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além dos anteriores, devem apresentar uma fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil.

Por Helen Mendes