Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Manifestantes barraram acesso à Reitoria, impedindo sessão do Conselho Universitário

Os manifestantes impediram o acesso dos conselheiros à sala de reuniões, na Reitoria. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR

A suspensão da reunião do Conselho Universitário da UFPR (Universidade Federal do Paraná) que apreciaria a nova proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), devido ao impedimento do ingresso de integrantes do Coun no prédio da Procuradoria da República, não foi a única prova da intransigência dos manifestantes.

Ligados ao Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba), DCE (Diretório Central dos Estudantes) e APUFPR (Associação dos Professores das Universidade Federal do Paraná), os manifestantes – um grupo de oitenta pessoas – fizeram o mesmo na Reitoria da UFPR, ontem pela manhã. Eles começaram a se concentrar por volta das 6h em frente à portaria do prédio, onde o Conselho Universitário teria a reunião, às 9h, e não deixaram ninguém entrar. Para isso, forçaram a passagem com os seguranças que estavam no local.

Exaltação

Devido ao fato de estarem exaltados e à ameaça à segurança dos conselheiros, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, decidiu adiar a reunião e realizá-la em local mais seguro.

Quando souberam que o reitor havia transferido a reunião do local, que dá acesso a sala dos conselhos superiores da UFPR, os manifestantes decidiram então se retirar da portaria da Reitoria, às 10h.

Cerca de 80 pessoas participaram na manifestação, na frente da Reitoria da UFPR. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

Como não conseguiram entrar na Reitoria e estavam no pátio, um grupo de conselheiros se deslocou para o edifício D. Pedro II, localizado ao lado. Lá, eles foram acolhidos pelo pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira, que conduziu o grupo à Sala de Reuniões, no 2º andar. “Eles reclamaram que queriam fazer a reunião, mas não tiveram condições”, afirmou Pereira. O pró-reitor chamou então o secretário da Secretaria de órgãos Colegiados, Dionei José da Silva, que informou ao grupo que a reunião seria realizada em outro local, pelo fato de que isto não seria possível na Reitoria devido à intransigência dos manifestantes.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...