Extensão e Cultura

Livro reúne iniciativas de extensão desenvolvidas em 25 anos de história do Setor Palotina

Aline Fernandes França     18 de outubro de 2018 - 11h19

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná lançou um livro sobre as atividades de extensão desenvolvidas por docentes e estudantes. A obra “25 anos de Extensão no Setor Palotina” foi organizada pelas professoras Roberta Chiesa Bartelmebs e Danilene Güllich Donin Berticelli e está disponível em formato digital (e-book).

O resgate das produções surgiu em comemoração ao Jubileu de Prata do Setor. O comitê setorial de extensão divulgou edital, em 2017, para os coordenadores submeterem artigos, contando a trajetória das suas atividades de extensão.

A obra comemorativa reúne 12 capítulos com experiências realizadas ao longo da história da UFPR em Palotina. Entre as iniciativas estão os 22 anos de extensão com plantas medicinais e a Feira de Ciência e Tecnologia (confira abaixo outros projetos que integram a obra).

“O livro concretiza uma oportunidade de reconhecer as diferentes ações extensionistas que são desenvolvidas no Setor, especialmente atividades mais antigas. Mas além disso, é uma excelente oportunidade de publicizar alguns dos resultados atingidos, especialmente com relação ao impacto da extensão na comunidade de entorno da UFPR Setor Palotina”, explica a docente Roberta Chiesa.

O forte vínculo com a comunidade local é uma característica do Setor desde a implantação do campus em 1993. De acordo com Roberta, a extensão são consideradas uma forma de retorno para toda a região. “Temos projetos novos que tem o intuito de renovar, como por exemplo, a agricultura familiar, o atendimento aos pequenos e grandes animais e o pré-vestibular comunitário – uma ação que busca trazer os jovens para dentro da universidade, no intuito de que se tornem nossos alunos”, afirma. “A extensão tem como objetivo esse diálogo aberto com a comunidade, e visa trazer melhoria na qualidade de vida das pessoas. É isso que buscamos fazer com nossos projetos e o que buscamos publicizar com a criação deste livro”.

A sinopse da obra enfatiza a relevância e o impacto das atividades desenvolvidas. “Com a popularização e a divulgação da ciência, da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo são apresentadas formas justas e conscientes de diversificações de renda bem como possibilidades de acesso à educação formal e superior para populações mais carentes. As respostas inovadoras se estendem para promoção de saúde e de bem-estar, para o exercício de cidadania reflexiva, bem como para uma efetiva e necessária atuação política transformadora”.

O livro em formato digital (e-book) pode ser acessado gratuitamente pelo aplicativo da Editora CRV.

Capítulos do livro

22 anos de extensão com plantas medicinais na UFPR Setor Palotina

Dialética acerca da equidade de gênero e respeito à diversidade

Popularizando a Ciência: bicho d´água, conhecer para preservar